Saúde

Clima quente e abafado pode contribuir para aumento de doenças respiratórias

Médicas pneumologistas respondem perguntas e esclarecem dúvidas

A onda de calor anunciada pelos institutos de meteorologia atingiu em cheio Umuarama e toda a Região Noroeste do Paraná. Os termômetros registram temperaturas acima dos 38ºC na maioria das cidades, com baixa umidade do ar e sensação térmica acima dos 40ºC. O quadro preocupa especialistas em doenças respiratórias em crianças, que emitiram um alerta.
As pneumologistas Dra. Giliana Spirele Peruchi de Souza – CRM 39334 e Dra. Letícia Grassi Botelho Rahal – CRM 35465 emitiram um alerta para ajudar os pais nos cuidados com as crianças durante o final de semana.
Segundo elas, está ocorrendo um aumento significativo de crianças que chegam ao atendimento médico com sintomas de doenças respiratórias nas últimas semanas. “O tempo quente, abafado e seco exige cuidados especiais com as crianças, especialmente aquelas que já tratam doenças respiratórias, como asma ou rinite”, destacou a Dra. Letícia.
As recomendações para manter a saúde respiratória no verão são simples e valem para todas as pessoas, como: hidratação adequada, manter vacinação em dia e, para aquelas em tratamento de asma ou rinite ou outras doenças crônicas é necessário manter o uso das medicações contínuas,

De acordo a Dra. Giliana, do mesmo jeito que no inverno, no verão os vírus que causam doenças respiratórias estão circulando. Orientações como não visitar pessoas doentes, lavar as mãos frequentemente e evitar aglomerações em locais fechados devem ser seguidas o ano todo.

Confira abaixo mais algumas dúvidas respondidas pela Dra. Giliana e Dra. Letícia.

DÚVIDAS MAIS COMUNS

1) Quais as principais doenças que atacam as vias respiratórias no verão?
R: No verão podemos ter doenças infecciosas como gripes, resfriados e amigdalites. Além disso, crianças com doenças respiratórias como asma e rinite podem apresentar piora dos seus sintomas quando há baixa umidade no ar, assim como nessa onda de calor que estamos passando.

2) O que fazer para manter a asma e a rinite controladas no verão?
R: É preciso manter o uso regular das medicações de uso contínuo e ter também medicações de alívio caso o paciente apresenta piora dos sintomas. Tudo isso deve ser feito sob orientação do seu médico. Além disso, nesse período de calor é essencial manter uma hidratação adequada. Manter vacinação em dia, pois infecções respiratórias podem provocar crises. Evitar exposição ao cigarro. Evitar exposição a poeira doméstica e mofo, principalmente no caso de pessoas alérgicas.

3) Em caso de crises respiratórias, o que fazer? Quando buscar a emergência médica?
R: Se o seu filho está apresentando respiração rápida ou cansada, está com a boca e dedos roxos, vômitos excessivos, muita sonolência (não interage), é necessário buscar a emergência. Pacientes com doenças crônicas como asma e rinite geralmente têm as medicações orientadas pelo seu médico para esses casos e devem procurar atendimento médico se não melhorarem mesmo com o uso.

4) Como prevenir doenças respiratórias no verão?
R: Hidratação adequada. Manter vacinação em dia, manter medicações contínuas, não visitar pessoas doentes, lavar as mãos frequentemente. Evitar aglomerações em locais fechados.

5) Se estou doente, quais os cuidados devo tomar?
R: Repouso, hidratação, medicações para febre e dor orientados pelo seu médico, evitar sair de casa. Uma avaliação médica pode ajudar no controle dos sintomas.

CURIOSIDADES

6) Picolé, sorvete, sucos e refrigerantes muito gelados podem causar gripes e inflamações na garganta?
R: Comer ou tomar bebidas geladas não deixa as crianças doentes. Ficamos doentes após contato com microrganismos como vírus e bactérias.

7) Se estiver gripado posso tomar sorvete ou andar descalço?
R: A bebida ou comida gelada não vão piorar o quadro de gripe, mas sabemos que bebidas mornas ou até quentes ajudam no desconforto de quem está resfriado. Para infecções de garganta em alguns casos as comidas geladas podem até ajudar no desconforto. Depende do quadro clínico do paciente.

8) Tenho asma, posso usar ar condicionado no verão, tomar picolé e banho de piscina?
R: Pode usar. Deve manter o aparelho com a limpeza e manutenção em dia, preferir temperaturas entre 23-26 graus. Lembrando que o ar pode diminuir mais a umidade do ar, então colocar uma toalha molhada no quarto ou bacia com água pode ajudar, além de hidratar o nariz com soro fisiológico frequentemente.
Precisamos ter contato com agentes infecciosos (vírus, bactérias) para ficarmos doentes. Com uma mudança de temperatura muito brusca, pode acontecer que as defesas naturais da nossa via respiratória reduzam e o vírus que a criança entrou em contato na escola ou festinha consiga provocar sintomas. Está muito calor e uma forma de amenizar esse clima para as nossas crianças é com banho de mangueira, piscina, bacia… Podemos deixar elas aproveitarem o verão. Se o seu filho fica doente todas as vezes que toma banho de piscina no verão, vale uma avaliação com o médico especialista.
Pacientes com doenças crônicas, como a asma, devem manter seus tratamentos de manutenção em dia e os sintomas controlados, pois essas variações de temperatura no calor com os banhos de piscina, sorvetes gelados e andar descanso podem provocar crises respiratórias em quem não está com a asma controlada.

  • Assessoria de Comunicação/Cemil

 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.