Três Poderes

Icaraíma – Sessão Ordinária da Câmara é presidida por mulher pela primeira vez

Vereadora Dirlene Maria da Silva é a atual vice-presidente

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Icaraíma realizada na última segunda-feira, dia 17 de abril, foi histórica para o Município, de 8 mil habitantes. A vereadora Dirlene Maria da Silva (MDB) se tornou a primeira mulher na história do Poder Legislativo a ocupar a presidência da Casa de Leis e, consequentemente, conduzir uma Sessão Ordinária.
A oportunidade surgiu em virtude de o atual presidente Manoel Timóteo de Almeida (Pelé da Ilha) estar ausente da cidade, participando de curso de aperfeiçoamento na companhia dos vereadores Agnaldo Cardoso e Gilmar Girão.

Atualmente ocupando a função de vice-presidente da Mesa Diretora para o Biênio 2023/2024, Dirlene já havia feito história ao se tornar, no biênio 2021/2022, a primeira mulher a integrar a diretoria da Câmara Municipal de Icaraíma.

Para a nova presidente, assumir esse posto interinamente foi um marco importante para incentivar a participação de ainda mais mulheres na política municipal. “É um compromisso assumir esse lugar pela primeira vez. Eu espero que com a nossa participação, e ocupando esse importante espaço, mais e mais mulheres se envolvam com política em Icaraíma”, afirmou.

Conquistas

“Me sinto muito feliz e honrada por ser a primeira mulher de Icaraíma a presidir uma Reunião Ordinária desta Casa de Leis. Isso prova – mais uma vez – que apesar dos direitos conquistados pelas mulheres na política e em outras categorias, ainda há muitos desafios para nós que somos mulheres e sofremos muitas discriminações. Estamos na luta. A boa notícia é que as coisas estão mudando. Como diz o ditado (que é muito verdadeiro), o lugar da mulher é onde ela quer estar”.

A servidora pública municipal aposentada Dirlene havia disputado eleição para a Câmara Municipal em 2004, e ficou na suplência. Em 2020 foi eleita com 199 votos, na sexta posição entre os concorrentes. Ela é a unica feminina na atual Legislatura.

  • Editoria Milênio

 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.