Saúde

Ministério da Saúde alerta sobre surto de Coronavírus no Ceará

Segunda dose da vacina bivalente já está disponível nos postos de saúde

Um surto de Covid-19 em Fortaleza, Capital do Estado do Ceará, levou o Ministério da Saúde (MS) a emitir uma Nota Técnica (NT 083/2023) sobre a necessidade de imunização com a dose de reforço da vacina Bivalente.

Trata-se de uma variante agressiva (BA.2.86), de sublinhagens BA.2.86.3, JN.3, JN.1, BA.2.86.1”, detalha o secretário municipal de Saúde de Umuarama, Edson dos Santos Souza.

Em Umuarama a recomendação será colocada em prática já a partir desta quinta-feira (7), quando todas as unidades de saúde (inclusive nos distritos) vão disponibilizar esta segunda dose.

Neste primeiro momento, a população indicada e autorizada para receber o imunizante são os idosos (pessoas com 60 anos e acima dessa idade) e imunocomprometidos com idade acima de 12 anos. “Para tomar esta segunda dose da vacina bivalente é preciso que a pessoa tenha tomado a primeira dose da Bivalente há pelo menos seis meses.

Ele ressalta que é fundamental que esse público cumpra essas recomendações para a prevenção da covid e interrupção de um possível surdo. “Segundo a Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, o MS, até agora já foram registrados 39 casos em Fortaleza (CE), um em Ourinhos (SP), um em São Paulo (SP) e um caso em Três Lagoas (MS). Vamos nos preparar e nos proteger”, afirma o secretário.

A única UBS que não vai disponibilizar esta dose de reforço da Bivalente é o Centro de Saúde Escola (CSE, na Unipar sede), onde estão concentrados apenas os imunizantes para crianças. “Conforme forem chegando mais doses e instruções da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vamos ampliando a população a ser vacinada”

  • Assessoria

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.