Cultura

Livro sobre a história de Umuarama terá renda revertida para a AMA

Autor presenteou Hermes Pimentel com o primeiro exemplar e contou sobre projeto

Como colocar – em pouco mais de 100 páginas – a rica história de um dos principais municípios do Paraná? Este foi só o primeiro desafio encontrado pelo professor Ederson Gimenes ao escrever o livro ‘A História de Umuarama – Na Iminência de Seus 70 Anos’.

A obra acaba de sair da impressora da Editora Starling. O principal diferencial é que toda a renda (e os direitos totais sobre a obra) foram destinados à AMA (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas).

A edição, que tem coautoria da pedagoga Michelle Rodrigues, traz a história de pouco mais de 50 cidadãos: desbravadores, pioneiros, construtores, personagens dos mais variados, relatos diversos e históricos sobre alguns dos precursores e moradores que estruturaram o município.

“Trata-se de um trabalho de preservação da memória de nossa cidade, uma forma de homenagear os que já se foram e valorizar os que ainda estão firmes por aqui. Mais que um livro, é uma atividade de reconhecimento à bravura dos que chegaram primeiro”, explica Gimenes.

Ele destaca que a escolha dos personagens não levou em conta questões políticas, sociais ou quaisquer quesitos como status. “Retratamos pessoas lutadoras, de profissões das mais diversas, algumas figuras ilustres e famosas, outras quase anônimas para muita gente. O importante é que, como resultado, apresentamos figuras ímpares, homens e mulheres dignas de admiração e respeito”, pontua.

O primeiro exemplar do livro foi entregue na tarde desta quarta-feira (21) ao prefeito Hermes Pimentel, que elogiou não só a questão do registro histórico de Umuarama, mas também o fato de o dinheiro arrecadado servir a uma importante instituição parceira da administração municipal. “Como o primeiro prefeito nascido em Umuarama, meu orgulho é muito grande em ter acesso a um material como este. E torço para que seja um sucesso de vendas. Agradeço muito pelo privilégio de receber essa edição”, afirmou.

SERVIÇO – Livro: “A História de Umuarama – Na Iminência de Seus 70 Anos” – Autores: Ederson Gimenes e Michelle Rodrigues – Editora Starling – 108 páginas – Pedidos: AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama) – Contato: (44) 2020-0120 – Pix: 23.672.096/0001-30.

  • Assessoria

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.