Umuarama

Zeca Dirceu celebra formatura da primeira turma de Medicina da Unipar, em Umuarama

Os 70 graduados colaram grau na noite de 30 de novembro

“A formatura da primeira turma é um marco não apenas para Umuarama, mas para toda a região, que passa a contar com profissionais qualificados e comprometidos com a saúde da população. Parabéns aos formandos e toda a equipe da Unipar envolvida nessa realização”, disse o deputado.

O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, relembrou da atuação conjunta para a implementação do curso. “É um momento de júbilo e de grande festa em Umuarama do encerramento dos primeiros ciclos de 6 anos da instituição. Temos que lembrar que Zeca eu estávamos na gênese deste processo e agora um sonho se realiza”, comemorou o reitor.

Cronologia do processo

Desde o início do projeto em 2012, o deputado Zeca Dirceu teve um papel crucial na implementação do curso. Durante a visita do então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, houve discussões sobre a viabilidade e importância desse curso para Umuarama e região.

No ano seguinte, em 2013, Zeca Dirceu participou de uma audiência no Ministério da Educação (MEC), onde foram discutidas as diretrizes para a criação de novos cursos no Brasil. Nessa ocasião, Umuarama foi habilitada como uma das cidades aptas a receber o curso de medicina.

A partir daí, o deputado não mediu esforços para agilizar o processo. Em 2015, Zeca Dirceu solicitou ao MEC celeridade na conclusão do processo de abertura do curso. E finalmente, em 2016, a Unipar foi credenciada com 60 vagas para o tão esperado curso de medicina.

Para garantir a qualidade e excelência do curso, uma comissão do MEC visitou a Unipar em 2017 para avaliação. O resultado foi extremamente positivo, comprovando o comprometimento da universidade e a importância do curso para a região.

Aula inaugural

Em 9 de março de 2018, foi realizada a aula inaugural do curso de Medicina da Unipar, marcando o início de uma jornada promissora para os estudantes e para a saúde da região.

“O sucesso do curso de medicina da Unipar em Umuarama é um exemplo da necessidade de implantarmos curso de medicina em mais cidades do estado, assim haverá melhorias na área da saúde e qualidade de vida para a população”, disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.

Zeca Dirceu continua trabalhando junto ao ministério da Saúde para implantar cursos de medicina em outros municípios do Paraná.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.