Três Poderes

Eleição para Mesa Diretora da Câmara de Umuarama

Votações importantes mobilizam os vereadores antes do recesso

Esta quinta-feira (15), último dia de atividades em plenário antes do recesso parlamentar, será movimentada na Câmara Municipal de Umuarama. Pela manhã haverá sessão extraordinária com projetos polêmicos em pauta e em seguida, às 10h, a eleição dos membros para composição da Mesa Diretora do Legislativo para o biênio 2023/2024.

A atual Legislatura, iniciada em 2021, tem como presidente o vereador Fernando Galmassi. Cristiane Gimenes da Silva é a vice; Cleber Nogueira, 1º secretário e Ronaldo Cruz Cardoso ocupa a 2ª secretaria. De acordo com o disposto no Regimento Interno da Casa de Leis, Galmassi é impedido de concorrer à reeleição, mas poderá ocupar outro cargo na diretoria.

Os últimos dias foram de articulações entre os 10 vereadores. Há uma tentativa de lançamento de chapa única, consensual, mas não está descartada apresentação de duas chapas. A concorrência geralmente provoca desgastes entre os edis.

Com a cassação política do mandato do prefeito Celso Pozzobom, no início deste ano, o vice Hermes Pimentel assumiu a chefia do Poder Executivo. Por conta desse fato, o presidente da Câmara Municipal é o gestor da vez no processo sucessório de Pimentel na administração municipal atual. Esse detalhe torna a eleição no Legislativo mais atrativa.

Extraordinária

Antes da Eleição da Mesa Diretora para o Biênio 2023/2024, acontece Sessão Extraordinária, na qual serão discutidas e votadas 11 proposituras dividas em Projetos de Lei, Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal e Projeto de Lei Complementar. A reunião está convocada para às 8h e servidores municipais deverão lotar o plenário para companhar decisões relacionadas a estrutura administrativa municipal, e outra que inclui novas regras para aposentadorias da categoria.

  • Editoria Milênio

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.