Umuarama

Umuarama se despede do pioneiro Humberto Silvério – Zizo

Área onde é o Parque Residencial Tarumã foi propriedade de Seu 'Zizo'

Familiares comunicaram na manhã desta quarta-feira (7) o falecimento de Humberto Silvério da Silva, 93 anos, mais conhecido na cidade como ‘Zizo’. Ele estava internado há dias no Hospital Regional Uopeccan com complicações do mal de Alzheimer.

Seu ‘Zizo’ era um dos ilustres pioneiros do município de Umuarama, onde chegou por volta do ano 1956. Na Capital da Amizade casou com Dona Albertina Lemos, 82 anos, constituiu família, e o casal teve 6 filhos. Hoje são 14 netos e 2 bisnetos.

‘Zizo’ era mecânico automotivo de profissão, motorista, e durante anos manteve em atividade a empresa  Zizo Peças, na Avenida Apucarana – próximo ao Posto Itamaraty.

O pioneiro teve sua trajetória reconhecida e, em 2013, a Câmara de Vereadores lhe outorgou o Título de Cidadão Honorário de Umuarama. Seu filho Michel Silvério disse que o principal legado deixado pelo pai são o caráter e a honestidade.

As últimas homenagens de familiares e amigos ao Seu ‘Zizo’ estão sendo prestadas no Memorial  Prever. O sepultamento está previsto para às 17h de hoje, no Cemitério Municipal de Umuarama.

Histórico de Seu ‘Zizo’

O popular Seu ‘Zizo’ chegou em Umuarama no ano de 1956 e segundo ele “tudo era mato e tínhamos que fugir das onças”. ‘Zizo’ nasceu em Tarumã (SP), em 22 de Agosto de 1929. Após permanecer naquele município até os 15 anos, foi trabalhar de cobrador na Jardineira da Viação Garcia, na linha Ourinhos (SP) a Londrina (PR).
Em 1954 veio para a cidade de Maringá, onde começou a trabalhar na empresa do Grupo Pismel. No dia 31 de julho de 1956 casou-se com Albertina Lemos da Silva, união que gerou seis filhos. Dois anos depois, em 19 de setembro de 1956, fixa residencia na Capital da Amizade com a esposa e o primeiro filho.
 ‘Zizo’ destacou-se no segmento de mecânica automotiva, sendo especialista e referencia na área de transmissão e freios automotivos e na década de 70 fundou a empresa Zizo Peças.
Figura importante para a cidade. Vale destacar que o Parque Tarumã era de sua propriedade, sendo que o nome da localidade é uma homenagem a ele por ser sua cidade natal.
  • Editoria Milênio
  • Foto: Arquivo Familiar

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.