Umuarama

Umuarama já conta com 25 câmeras de monitoramento urbano

A Guarda Municipal de Umuarama (GMU) está com uma nova Central de Monitoramento das principais vias públicas e praças, aumentando de 13 para 25 as câmeras que registram imagens dia e noite da cidade. Os novos equipamentos também passaram por um upgrade considerável, aumentando a capacidade de processamento e armazenamento de imagens de 2 para 48 terabytes.

Para se ter uma ideia, agora o tempo de armazenamento passa de três dias para seis meses.

Pontos estratégicos 

Os equipamentos para a Central de Monitoramento foram adquiridos com recursos da Prefeitura, por meio da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), e do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR). “As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos para observar qualquer atividade suspeita e fiscalizar o trânsito. As imagens são transmitidas para a Sestram, que é uma força de segurança atuante de nossa cidade”, pontua Valdiney Roberto Rissato, diretor da GMU.

Agentes da GMU são os responsáveis pelo monitoramento na central de comando operacional da Sestram. “São 24 horas de fiscalização de locais críticos e identificadas quaisquer atitudes suspeitas. Tudo é passado às equipes de patrulhamento, que imediatamente vão ao local para abordagem e verificação, inibindo crimes e contravenções”, indicou Rissato.

Trânsito

As câmeras também auxiliam na fiscalização do trânsito. “Os agentes são acionados ao se constatar qualquer infração de circulação ou estacionamento irregular e confeccionam o auto de infração. O videomonitoramento é importante para expandir as ações de segurança na prevenção da criminalidade. O sistema é eficiente na segurança pública e proteção do patrimônio, aumentando a segurança da população”, comentou Valdecir Capelli, secretário municipal da Sestram.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.