Saúde

População é alertada sobre surto de meningite meningocócica

Umuarama deverá intensificar a vacinação

vacinação contra meningite

A Secretaria de Saúde de Umuarama recebeu um alerta do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, sobre a urgência de o município iniciar uma campanha para imunizar a população contra a meningite meningogócica C.  A medida surge após a identificação de um surto na cidade de São Paulo (SP). Ao menos uma das pessoas contaminadas teria viajado ao Paraná.

Segundo o comunicado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é fundamental que os municípios intensifiquem a vacinação. “Entre julho e setembro deste ano foram registrados 5 casos: uma criança de 2 meses e adultos de 20, 21, 42 e 61 anos, sendo que o cidadão de 42 anos faleceu em consequência da doença no mês de agosto”, conta o secretário Herison Cleik da Silva Lima.

Transmissão e sintomas

Ele destaca que a doença é transmitida por meio das vias respiratórias e pode evoluir rapidamente para a forma mais grave. “Profissionais de saúde devem estar atentos aos sintomas. O quadro suspeito inicial de criança acima de 9 meses e/ou adulto: febre, cefaleia, vômito, rigidez de nuca, outros sinais de irritação meníngea (Kernig-Brudzinski), convulsões, sufusões hemorrágicas (petéquias) e torpor”, define, explicando que em crianças abaixo de 9 meses é preciso observar também a questão da irritabilidade (choro persistente) ou abaulamento da fonte.

A coordenadora da divisão de Imunizações da Secretaria de Saúde, Lília Simeire Silva Hidalgo, relata que os profissionais de saúde serão constantemente informados sobre a situação da doença no Estado. “Também vamos preparar materiais para informar à população sobre a doença, seus sintomas, a forma de transmissão e as formas de prevenção. Destacamos que é preciso atualizar a carteira de vacinação dos menores de um ano (vacina meningo C) e dos adolescentes de 11 e 12 anos (vacina ACWY)”, explica, acrescentando que os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.