MPF denuncia 41 pessoas pelo crime de tráfico transnacional de drogas

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou três denúncias neste mês de fevereiro no âmbito da Operação Cartage. A investigação foi iniciada em 2021 a partir da apreensão de cerca de 24 toneladas de maconha. O trabalho, que resultou na denúncia de 41 pessoas, contou com o apoio dos integrantes do Grupo Especializado de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPF) em Santa Catarina.

As investigações conduzidas pela Polícia Federal resultaram em outras 4 apreensões, totalizando cerca de 100 toneladas da droga. Foi apurado que o entorpecente ingressava no Brasil pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero (Paraguai), e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Após essa internalização, a maconha era transportada dentro de caminhões bitrem, oculta em meio a outros produtos lícitos, como cereais em grãos, por exemplo, e levada para Santa Catarina até a região da Grande Florianópolis, onde era armazenada e distribuída.

As 41 pessoas foram denunciadas pela prática dos crimes de tráfico transnacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Além da aplicação das penas previstas para cada um dos crimes praticados, o MPF requereu ainda a condenação de todos os acusados ao pagamento de, no mínimo, R$ 10 milhões a título de reparação pelo dano moral coletivo. Segundo os procuradores que integram o Gaeco/MPF, o dano moral se deve à elevada quantidade de droga objeto de tráfico pela organização criminosa bem como pela grave lesão à sociedade, causada pela substância ilícita, especialmente à saúde pública.

  • Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *