Em Guaíra, resgate de onça parda mobilizou equipes policiais

A presença de um animal selvagem na área urbana de Guaíra mobilizou viaturas, barcos, equipes policiais e outros profissionais durante algumas horas desta terça-feira (22). O resgate da onça parda foi feito com segurança, e devolvida ao seu habitat natural na região do Parque Nacional de Ilha Grande.

Segundo o delegado da Polícia Federal Mário César Leal Junior, foi montada uma espécie de ‘força tarefa’ para garantir a segurança do resgate do felino. Da equipe participaram agentes federais, militares, do Bpfron, bombeiros e servidores da prefeitura. Foram moradores que primeiro avistaram a onça parda acuada em cima de uma árvore na cidade e alertaram as autoridades.

Animal foi sedado para o resgate.

Foi uma operação criteriosa para o resgate, sem causar incidentes nem mais  estresse ao animal. Inicialmente foi isolado o perímetro, enquanto o planejamento de evacuação em segurança do animal fosse elaborado, com a aplicação dos equipamentos necessários nesses casos.

Foram adotados os procedimentos de sedar o animal com a presença de profissional habilitado, garantido sua integridade física e segurança para o seu resgate.

Após a captura, o animal foi escoltado até a Base Nepom da PF de Guaíra para que fosse escoltado de barco ao longo do Rio Paraná até local distante dentro do Parque Nacional da Ilha Grande. Em um ponto determinado, a onça foi solta em uma mata.

Policiais ambientais alertam as pessoas que, ao avistarem animais silvestres em áreas urbanas, não se aproximem deles. As autoridades responsáveis pelo resgate devem ser comunicadas imediatamente.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *