Veículos

Em 2022, 6 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Umuarama

Mesmo com sinalização viária, número de acidentes é elevado

Foram registrados em Umuarama durante o ano passado 1.084 acidentes de trânsito na área urbana. Nessas ocorrências dezenas de pessoas ficaram feridas e 6 vítimas morreram.

Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram). Houve um crescimento aproximado de 10,5% em relação a 2021, quando o setor teve a confirmação de 985 acidentes, porém o total de vítimas em 2022 teve uma redução significativa já que no ano anterior 9 pessoas perderam a vida nas ruas da cidade.

Frota crescente

Os números também apontam crescimento da frota de veículos emplacados no município. Em 2021 Umuarama contava com aproximadamente 92 mil veículos – entre carros, motos, caminhões e ônibus. No ano passado esse volume aumentou para 94.600. Cerca de 30% da frota são constituídos por motos e motonetas, que respondem por mais de 50% dos acidentes registrados no ano – a maioria com condutores e passageiros feridos, quando não houve consequências mais graves.

Além do crescimento da frota, o grande número de acidentes é atribuído à imprudência ou falta de perícia dos motoristas. O trânsito da cidade é bem sinalizado, tanto por faixas quanto por placas e semáforos. A administração do prefeito Hermes Pimentel tem feito investimentos importantes no setor de segurança e de trânsito. Umuarama conta hoje com 42 cruzamentos semaforizados e 13 dispositivos de registro de velocidade com finalidade educativa (sem multa).

Fiscalização eletrônica

Além disso, a cidade conta com fiscalização eletrônica de avanço de sinal vermelho em 15 pontos de grande movimento, que atestam o desrespeito de muitos motoristas às normas de circulação de veículos. Em 2022 foram aplicadas 28.300 infrações de trânsito, caracterizadas como avanço de sinal vermelho. Trata-se de uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na carteira de habilitação além de multa com valor expressivo.

O desrespeito às preferenciais e avanço em cruzamento de vias, semaforizado ou não, é responsável pela grande maioria dos acidentes registrados na cidade.

IPVA – R$ 71 milhões

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PR) informou na última semana que a previsão de arrecadação com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Umuarama, no exercício 2023, é superior a R$ 71 milhões, embora tenham sido lançados tributos referentes a 55.060 veículos. A diferença – entre os tributados e o total da frota, superior a 94.600 – é explicada pelos critérios de isenção, que incluem a finalidade, o ano do veículo (a partir de 20 anos de uso não há mais cobrança do imposto) e particularidades do proprietário, que de acordo com critérios legais pode solicitar a isenção.

  • Assessoria

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.