Unidade Pronto Atendimento começa atender 24 horas

Dia 6 de janeiro, a unidade de Pronto Atendimento (PA) de Umuarama começa a atender a população 24 horas, todos os dias. E nesse novo sistema, as pessoas necessitadas não devem mais procurar diretamente, os hospitais para atendimento médico emergencial.

Pela nova sistemática no setor da saúde pública local, todos os casos deverão passar pelo Pronto Atendimento. Antes os pacientes eram atendidos das 7h às 23h no PA e após este horário seguiam para o hospital de plantão. Agora, os casos de urgência e emergência deverão passar obrigatoriamente pelo PA, em qualquer horário.

Com o fim do sistema de rodízio de plantão de hospitais credenciados ao SUS, todos eles estarão de plantão todos os dias da semana. Porém, só receberão pacientes encaminhados pelo PA 24h ou pelas ambulâncias do Siate/Corpo de Bombeiros e do Samu.

CEMIL: Ortopedia e Oncologia

NOROSPAR: Neurologia e Pediatria

NOSSA SENHORA: Cardiologia

UOPECCAN: Ortopedia e Oncologia

As orientações foram reafirmadas durante reunião na tarde de sexta-feira (3), com a presença de representantes dos consórcios intermunicipais de Saúde do Paraná e do Cisa/Amerios); da 12ª Regional de Saúde; do PA 24h; da Secretaria Municipal de Saúde, e dos dos hospitais Uopeccan, Nossa Senhora Aparecida e Norospar. O representante do Hospital Cemil foi informado sobre a reunião por telefone.

Regulação

Quando o paciente necessitar de internação ou de um cuidado mais apurado, o encaminhamento para o hospital será feito pelo próprio PA 24h, conforme a especialidade e a disponibilidade de leitos. A procura inadequada tem aumentando em cerca de 50% o número de pacientes na unidade. “Estamos recebendo muitas pessoas que deveriam procurar a UBS do seu bairro. A população ainda confunde o que é urgência e emergência dos casos que devem ser atendidos nas unidades, e isso aumenta o tempo de espera pelo atendimento, prejudicando as pessoas que realmente necessitam de atenção mais urgente.

O presidente do Cisa/Amerios, Luís Carlos Cardoso, reafirmou que a mudança de atendimento atingirá apenas Umuarama e não envolve pacientes de outros municípios, que continuarão sendo atendidos em suas respectivas localidades e encaminhados aos hospitais, caso haja necessidade de internação.

Para ampliar o atendimento aos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama está estruturando quatro unidades de saúde dos bairros de regiões estratégicas da cidade para estender o horário de funcionamento – até 22h. Serão as unidades Jardim Cruzeiro, Vitória Régia, Cidade Alta e Guarani.

“Com isso a população terá mais opções para realizar as consultas e tratamentos que exigem acompanhamento, contribuindo também para desafogar o PA 24h”, informou a diretora de Saúde, Renata Campagnole de Oliveira. “Nos próximos dias teremos mais detalhes e a data de início desse atendimento”, finalizou.

(Editoria Milênio)

Foto: Divulgação | Gestores de saúde pública e de hospitais estão cientes das mudanças.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *