Gastronomia

Prefeitura de Umuarama oferece curso grátis para garçons e garçonetes

Formação e aperfeiçoamento com técnicas para a satisfação dos clientes

Young waiter placing dishes in tray with chef working in commercial kitchen

Oferecer aperfeiçoamento aos garçons, apresentando técnicas exclusivas para a satisfação dos clientes é o objetivo principal do curso ‘Técnicas Para Garçons’, que a Prefeitura de Umuarama oferece de gratuitamente para profissionais que atuam nos serviços de alimentos e bebidas, atendimento aos clientes, técnicas de venda e organização do ambiente de trabalho. A capacitação será entre os dias 6 de maio e 3 de junho e as inscrições já estão abertas.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Adriano Lopes da Silva, o curso tem carga horária de 15 horas e as aulas serão ministradas aos sábados, das 9h às 12h, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), unidade de Umuarama. “Serão cinco sábados seguidos, totalizando 15 horas de um aprendizado especial, com aulas ministradas por professores graduados e reconhecidos pelo padrão Senac de qualidade”, explica.

As matrículas devem ser feitas na Agência do Trabalhador, responsável pela coordenação da capacitação, que conta ainda com a parceria da Casa do Empreendedor. Serão formadas duas turmas com 15 alunos cada.

Conteúdos

O conteúdo do curso vai abordar, entre outros pontos, as boas práticas para serviço de alimentação quanto a higiene pessoal, ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos. O aluno também vai aprender sobre como preparar um mise en place [pronuncia-se mizanplás, termo francês que indica a ordem correta de apresentar e servir], utensílios, rouparia, arranjos, serviços intermediários (como colocação e retirada de utensílios e insumos) e técnicas de montagem e retirada de mesas (desembaraço).

O curso ainda vai apresentar técnicas do uso da bandeja (bandeja redonda, bandeja retangular, transporte dos pratos, copos, garrafas e alimentos), tipos de serviços em alimentos e bebidas, serviço de buffet, empratados, inglesa direta e indireta, serviço de bebidas (serviço de vinhos) e sequência de serviço. “Outra parte muito importante do curso é a qualidade no atendimento ao cliente em si, com atendimento, sugestão, vendas proativas, vendas por atributo, efetivação da venda e fidelização do cliente.

Finalmente o curso vai abordar técnicas de preparo de alimentos a frente do cliente, como saladas, pratos principais e sobremesas. “O aluno também vai aprender sobre vendas de alimentos e bebidas, etapas e técnicas de vendas, contas, sistema de abertura, fechamento e formas de pagamento (dinheiro, cheque, cartão, voucher)”, esclarece.

Informações: Agência do Trabalhador: (44) 3621-1100.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.