Prefeitura de Umuarama já lançou o IPTU 2020

A Secretaria Municipal da Fazenda de Umuarama lançou a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano, junto com a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL), por meio do Decreto 01/2020 e do Edital 01/2020.

Os boletos serão entregues no endereço de correspondência do contribuinte (conforme cadastro junto à Prefeitura) a partir da próxima semana e devem chegar até 8 de fevereiro, pelos Correios.

Se preferir, o contribuinte já pode imprimir o boleto para pagamento a vista pelo site www.umuarama.pr.gov.br, na aba “Mapa de Serviços”, opção “Cidadão” e “2ª Via IPTU”, ou retirá-lo na Prefeitura caso não receba até a data limite da entrega. Boletos de imóveis sem edificação serão entregues na Secretaria da Fazenda, a partir do próximo dia 14.

Para 2020, a Prefeitura fixou descontos de 6% para pagamento em cota única, efetuado até 15 de fevereiro, e de 3% para quitação até 15 de março. A terceira opção é o parcelamento em 10 vezes sem juros, e sem desconto, com a primeira parcela vencendo em 15 de março. O contribuinte pode consultar o valor do seu tributo no site da Prefeitura, na opção “Anexo do edital 01/2020 – IPTU”, no rodapé da homepage.

Caso o contribuinte decida realizar o pagamento em 10 vezes, deverá retirar na Prefeitura os boletos para o pagamento das parcelas, que vencerão sempre no dia 15 de cada mês até dezembro. Para ter direito à isenção do IPTU e da taxa de coleta de lixo, os contribuintes que se enquadrem nas condições (previstas na Lei Complementar 380/2014 e suas alterações) deverão requerer o benefício de 1° de março a 29 de maio, no setor de Protocolo da Prefeitura. A isenção abrange somente os tributos incidentes no exercício de 2020.

O atraso ou ausência de pagamento do tributo nos prazos estabelecidos acarretará a incidência de acréscimos pecuniários e penalidades tributárias cabíveis. Pedidos de revisão ou impugnação do lançamento deverão ser formalizados por meio de requerimento fundamentado no setor de Protocolo, até 16 de março.

(Assessoria)

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *