Umuarama

Em Umuarama, Vigilância Sanitária apreende produtos alimentícios vencidos

Empresa mantinha estoque de alimentos impróprios para consumo

Em fiscalização de rotina nesta quinta-feira (23), uma equipe do Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde flagrou um estoque de produtos vencidos em um estabelecimento do ramo alimentício, que comercializa pratos de comida e lanches. Todos os itens foram apreendidos e o proprietário do comércio fui multado. Os alimentos foram descartados no Aterro Sanitário Municipal.

A Vigilância Sanitária realiza esse trabalho de forma rotineira e por vezes os fiscais encontram alimentos com a data de validade já expirada. “De forma gradativa eles fazem vistorias em todos os estabelecimentos do setor alimentício de Umuarama, checando autorizações, condições gerais de funcionamento, questões sanitárias e também a validade dos produtos usados no preparo dos alimentos”, explica a diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Sandra Pinheiro.

Diversos itens com data de validade vencida.

O objetivo é garantir que a população tenha sempre mercadorias de qualidade à disposição. Caso o consumidor constate qualquer irregularidade, produtos vencidos, alimentos estragados ou com qualidade duvidosa, deve denunciar direto à Ouvidoria da Secretaria Saúde, pelo telefone 160. “As apreensões infelizmente são comuns. Durante a Expo Umuarama, por exemplo, os fiscais recolheram caixas de leite vencidas – algumas há cerca de quatro meses – que estavam sendo comercializadas para doação na entrada do parque”, disse.

A diretora da Covisa acrescenta que, em caso de flagrante, o estabelecimento é multado e o valor varia de R$ 300 a R$ 30 mil, de acordo com o porte e a gravidade do problema. “Estes produtos apreendidos seriam usados na preparação de alimentos para venda direta, colocando a saúde do consumidor em risco. Se persistir na infração, o estabelecimento pode ser interditado e o caso encaminhado ao Procon e ao Ministério Público para demais providências”, explicou.

Risco à saúde

Armazenamento precário.

 

O consumo de alimentos vencidos pode causar diversos problemas à saúde. Os sintomas mais comuns são dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas. Pessoas acometidas por doenças crônicas, como diabéticos, têm risco de complicações mais graves caso sofram uma intoxicação alimentar.

Alimentos vencidos podem conter bactérias responsáveis por sérias infecções, incluindo o Clostridium botulinun, presente em enlatados contaminados, que provoca o botulismo – uma doença grave e fatal. Alguns produtos em hipótese alguma devem ser consumidos se estiverem vencidos, como embutidos, molhos de tomate e maionese, além de peixes, carne de frango, pão de forma, leite e demais produtos de origem animal.

“O ideal é não consumir nada que esteja além do prazo de validade e ficar atento às condições e qualidade dos alimentos nos estabelecimentos que o consumidor costuma frequentar”, completa Sandra Pinheiro. O nome da empresa não foi divulgado.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.