Saúde

Em Umuarama, uso de máscara volta ser obrigatório em ambientes de saúde

Último boletim apresentou mais 50 casos confirmados da doença

No final da última quinta-feira (24), o prefeito Hermes Pimentel publicou o Decreto 367/2022, estabelecendo novas medidas para a contenção no aumento de números de casos de Covid-19, incluindo a volta do uso da máscara facial em todos os estabelecimentos de saúde do município. Nesta terça-feira (29) a Secretaria de Saúde de Umuarama fez um alerta para que as pessoas que buscam atendimento nas UBS, Pronto Atendimento (PA), em clínicas e laboratórios só compareçam usando o acessório de proteção.

O secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, comentou que lamenta que os usuários desses estabelecimentos de saúde não entendam que a máscara é uma forma de conter a Covid-19, que está com números cada vez maiores em Umuarama nos últimos dias. “Tivemos inclusive duas mortes neste final de semana, após mais de 8 meses sem o registro de óbitos. Por enquanto o Decreto indica que todos usem máscaras em farmácias, clínicas, laboratórios, hospitais e outras unidades de saúde. E é isso que vamos cobrar, pois é nossa obrigação cuidar da população”, pontuou.

Coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), a enfermeira Jaqueline de Bortolli Shiribayashi ressalta que, além do uso de máscaras, as pessoas não deixem de ter os cuidados que tinha durante os meses mais críticos da pandemia de coronavírus, fazendo a higiene das mãos constantemente, mantendo os ambientes ventilados e arejados, evitando aglomerações desnecessárias de pessoas e mantendo o distanciamento físico. “Vale destacar que além da obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos de assistência à saúde, pessoas com sintomas respiratórios gripais também têm essa obrigação e serão cobradas”, lembrou.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.