Esporte

Umuarama vai sediar Jogos da Juventude do Paraná em 2024

Cidade também está estruturada para esse tipo de evento

Confirmado. Em 2024, Umuarama vai sediar a Fase Final dos 36º Jogos da Juventude do Paraná (jojups), um dos maiores eventos esportivos do Estado. O anúncio oficial foi feito esta quarta-feira (31), pelo O prefeito Hermes Pimentel. As datas ainda serão definidas pelor organizadores.

Na última etapa da disputa, a proposta de Umuarama venceu a da cidade Pato Branco. Serão 17 modalidades individuais e coletivas de atletismo, badminton, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol e handebol de praia, natação, rugby, voleibol, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e xadrez.

O Paraná sempre foi considerado um ‘celeiro’ de atletas nas categorias de base e de alto rendimento esportivo. A fase final dos Jojups costuma reunir equipes de aproximadamente 100 municípios e em torno de 4 mil atletas. “Sediar uma competição deste envergadura, com certeza, trará mais estímulos para os nossos jovens se dedicarem nos treinamentos, nas escolinhas, para fazer parte das equipes oficiais do município e seguir carreira no esporte”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

A competição

Os Jogos da Juventude do Estado foram criados em 1987 pela Fundação de Esportes do Paraná e a partir de 1989, com o crescimento no número de municípios participantes, foi instituída a fase regional, classificatória para a final.

Sede dos Jojups foi disputada por Umuarama e Pato Branco.

A competição serviu de base para a criação dos Jogos da Juventude do Brasil em 1995 e no ano seguinte foram criadas as divisões “A” e “B”, tendo em vista a revelação, cada vez maior, de jovens atletas que brilham no cenário esportivo nacional e internacional. Para as próximas edições, porém, não haverá mais esta divisão de categorias. São ‘crias’ dos Jojups atletas como Emerson Iser Bem, maratonista, e Giba do voleibol, campeão olímpico, entre outros grandes nomes paranaenses no esporte.

O Jojups representa um elemento econômico importante, que possibilita a oferta de empregos, serviços e bens de natureza esportiva, em caráter temporário ou permanente – e a competição que reúne o maior número de jovens talentos do esporte do Paraná.

34ª edição

Neste ano, a 34ª edição teve 12 cidades-sede (Campo Largo, Carambeí, Santa Mariana, Centenário do Sul, Jardim Alegre, Marialva, Iporã, Goioerê, Planalto, Clevelândia, Pinhão e Palotina) e reuniu 597 equipes de 292 municípios – foram 9.510 participantes ao todo, sendo 8.350 atletas de 17 a 20 anos.

A fase macrorregional aconteceu entre os dias 19 e 21 deste mês, nos municípios de Castro, Ibiporã, Mandaguari e Medianeira, e as finais estão previstas para ocorrer entre setembro e outubro. Os jogos são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte, realizados com o apoio das prefeituras.

  • Assessoria

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.