Umuarama

Umuarama registra surto de Dengue

Região do Parque Jabuticabeiras está em estado de alerta

http://www.pdf-tools.com

Das 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Umuarama, 17 registram incidência de Dengue em sua área de abrangência. A situação é identificada com bandeira vermelha devido ao alto índice de casos confirmados da doença.

Nesta semana, mais 35 exames tiveram resultados positivos para o vírus da Dengue, elevando para 574 o total de casos acumulados desde o início do atual período epidemiológico – em agosto do ano passado.

O quadro pode piorar com os resultados dos exames de 150 pacientes que estão com suspeita de infecção, após terem sido picados pelo mosquito transmissor da doença – o Aedes aegypti, que também é responsável pelo contágio da febre chikungunya, além do zica vírus e, em algumas situações, até da febre amarela.

Nos últimos 11 meses a Secretaria Municipal de Saúde registrou 3.679 notificações de suspeita de dengue, das quais cerca de 80% (2.955) foram descartadas e 574 (16%) acabaram confirmadas. Os pacientes residem em todas as regiões da cidade e nos distritos de Lovat, Vila Nova União e Roberto Silveira (também em situação de surto) e Serra dos Dourados (em estado de alerta, a exemplo da UBS Jabuticabeiras).

Mais casos

Apenas o distrito de Santa Eliza e o povoado de Nova Jerusalém ainda não tiveram casos da doença. Na cidade, os maiores acumulados ocorrem na UBS Bem-Estar (52 casos) e Centro de Saúde Escola (51), bem como nos bairros Anchieta e Guarani (41), no Primeiro de Maio (37) e no Jardim Lisboa (35 positivos). Uma pessoa morreu de Dengue e 2 mortes suspeitas estão sendo investigadas pelo comitê estadual de monitoramento da doença.

O boletim emitido sexta-feira (14), pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde manteve as mesmas 18 notificações de suspeita de febre chikungunya da semana anterior, com cinco pacientes confirmados, 2 casos em investigação e 11 descartados.

Em todo o Paraná, conforme o último informe semanal da Dengue, são 120.393 casos confirmados e 97 óbitos. Nesta semana foram confirmados 6.465 novos casos e uma morte no município de São Pedro do Ivaí – a vítima é uma mulher de 46 anos com comorbidades.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.