Umuarama

Umuarama disponibiliza terreno para construção da Delegacia Cidadã

Nova Delegacia será construída ao lado do 25º Batalhão da PM

O Plenário da Câmara Municipal de Umuarama aprovou a lei de doação de um terreno do município para o Estado do Paraná para a construção do prédio da nova Delegacia de Polícia. O imóvel, na Rua Gralha Azul, possui 4 mil m2.

A questão estava tramitando desde o dia 29 de abril do ano passado, quando o prefeito Hermes Pimentel da Silva encaminhou ofício ao então Secretário de Segurança Pública, Coronel Rômulo Marinho Soares, manifestando interesse do município na construção de uma Delegacia Cidadã em Umuarama e, ao mesmo tempo, disponibilizando o terreno para viabilizar a execução do projeto.

Ainda no ano de 2022, o procedimento tramitou por todos os órgãos responsáveis e recebeu parecer favorável à doação do terreno e construção da nova delegacia. Contudo, desde então a tramitação do procedimento estava paralisada porque a legislação nacional veda a doação de bem pela Administração Pública em ano eleitoral.

Diante disso, já no início de 2023 e a superação dessa vedação legal, os trâmites necessários a conclusão do projeto voltaram a andar, com apresentação de projeto de lei de doação do terreno pelo prefeito Hermes Pimentel, o que foi acolhido e aprovado pela Câmara Municipal de Umuarama em Sessão Extraordinária na manhã deste dia 10 de fevereiro. Agora a lei segue para sanção do prefeito.

A partir de então, o procedimento retorna ao Departamento da Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública para continuidade do processo licitatório e efetiva construção da obra. Existe uma grande expectativa na rápida tramitação desse projeto a partir de agora, tendo em vista que a construção da Delegacia Cidadã de Umuarama já está contemplada no planejamento estratégico do Departamento da Polícia Civil.

Terreno 

O terreno doado pela Prefeitura de Umuarama fica localizado na Rua Gralha Azul, local onde também está instalado o Quartel do 25º Batalhão da Polícia Militar e o Pelotão da Polícia Ambiental. A Delegacia Cidadã será construída ao lado da Polícia Militar Ambiental – Força Verde.

O terreno doado possui área de 4.000 m² e o projeto previsto para Umuarama é o da Delegacia Cidadã – Padrão – III.

Delegado-Chefe da 7ª SDP, Gabriel Menezes.

Há tempos a Polícia Civil de Umuarama aguarda essa iniciativa. As atuais instalações da delegacia são antigas e, apesar da manutenção periódica, são comuns problemas nas instalações hidráulicas, elétricas, infiltrações em períodos de chuva e rede de Internet.

Outra grande preocupação é a localização da atual delegacia, anexa à Cadeia Pública de Umuarama. Como sabido, no local já aconteceram tentativas de fugas até mesmo com uso de grande quantidade de explosivos, o que expõe a risco a sociedade local, já que a delegacia de polícia recebe, diariamente, vítimas, testemunhas, autoridades locais e demais representantes da sociedade civil. Além disso, está próxima ao Sest Senat e unidades públicas de saúde com grande frequência de pessoas, diariamente.

Na avaliação do Delegado-Chefe da 7ª Subdivisão Policial, Gabriel Menezes, a construção de um espaço próprio ao desenvolvimento dos trabalhos específicos da Polícia Civil, permite um atendimento mais adequado, organizado e humanizado a toda população. “Será um grande avanço para a segurança pública da cidade de Umuarama”, afirma.

  • Assessoria de Comunicação
  • Fotos: Ilustrativas

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.