Educação

UEM vai assumir instalações do antigo Sesi Senai em Umuarama

Prédio será reformado e deverá se tornar extensão de campus

A UEM – Universidade Estadual de Maringá, vai assumir o prédio onde funcionava o Sesi Senai em Umuarama, na Avenida Ivo Sooma (saída para Xambrê). O Termo de Permissão de Uso foi celebrado entre a Prefeitura e a universidade e foi assinado na tarde deste sábado (11) durante evento na Expo-Umuarama 2023.

De acordo com o documento assinado por Pimentel e pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli, a UEM poderá instalar uma extensão do campus no local, que tem 12.765 m². “Esse termo tem o prazo de duração de 60 meses (cinco anos), podendo ser renovado por igual período. Mas vale destacar que essa cessão tem caráter precário, ou seja, não é efetiva ou permanente e sim transitória. Isso quer dizer que a UEM tem que cumprir uma série de responsabilidades e itens que estão no documento”, relata o prefeito.

Permissão de uso tem prazo de 5 anos.

O reitor comentou que essa parceria significa muito para a UEM, que tem muitos projetos para a extensão do campus, inclusive já sob análise do Governo do Estado. “Além novos cursos, em áreas diversas, temos projetos e planejamentos já estruturados para serem implantados ali. Seguramente representará um ganho muito grande para a comunidade pois vamos investir em pesquisa e aumentar a integração com a comunidade. É muito bom termos a certeza de que o prefeito Pimentel é realmente parceiro da UEM e, desta forma, não só Umuarama cresce, mas toda a região também”, afirmou.

Ainda de acordo com o documento, uma parte do prédio vai continuar disponível para uso exclusivo da Prefeitura. “O local onde fica a quadra esportiva, mais três salas e demais estruturas devem ser utilizadas para a instalação de uma secretaria municipal. O prefeito ainda está estudando qual destinação dará. Destacamos que, pelo termo de cessão, a UEM ficará responsável pela reforma e manutenção inclusive dessa área que ficará com a Prefeitura”, acrescenta Sara Borges Urbano, secretária municipal de Administração.

Anunciada previsão de novos cursos para Umuarama.

Ao assinar o termo, Pimentel frisou que quanto mais espaços para o aprendizado forem criados na cidade, mais a cidade sai ganhando. “Jovens de Umuarama, da região e de todo o Brasil devem vir para estudar aqui e, desta forma, fazer a cidade crescer em capital humano, intelectual e financeiro. Agradeço a todos que fazem parte da UEM por contribuírem com o desenvolvimento de Umuarama”, finalizou.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.