Regional

Serra dos Dourados promove Cavalgada dos Amigos neste domingo

Evento do tropeirismo movimenta o distrito de Umuarama

O Distrito de Serra dos Dourados (Umuarama) estará movimentando neste final de semana com a realização da 14ª Cavalgada dos Amigos. Os organizadores aguardam pela presença de centenas de cavaleiros, amazonas e comitivas da região e de vários municípios do Paraná.

As comitivas começam a chegar no sábado e se reúnem em acampamentos para as resenhas. O Ginásio de Esportes foi liberado para acomodar os participantes. Os animais também terão seu espaço e serão bem cuidados.

No domingo, 21 de maio – após o café da manhã – acontece a largada dos tropeiros às 9h, na Praça Central. Eles vão percorrer um trecho de 14 km, passando pelas estradas rurais Quintino Bocaiuva, Boiadeira e Drongo, com retorno previsto para às 12h30 ao ponto de partida. Será servido almoço com churrasco aos participantes.

Haverá premiação para o cavaleiro mais bem trajado e para o mais mulambento. Nesses eventos, é costume de peões capricharem nos trajes e nas tralhas do animais.

A Cavalgada dos Amigos é organizada por uma comissão liderada por Luiz Messias de Andrade e seu filho Flávio. Luizão recorda que o evento começou com 680 cavaleiros e o número de participantes vem aumentando a cada edição. Já teve ano que reuniu mais de 6 mil tropeiros, a maior do Paraná. Tradicional, já foi pauta de reportagem do Programa Globo Rural, da Rede Globo, em 2012.

Neste ano, o sistema de sonorização é de responsabilidade dos Trio Elétricos JCS e equipe Luciano Costa. A locução será de Marcos Paraná, Claudiney Moraes e Cláudio Miranda.

Percurso de 14 km de estradas rurais.

  • Editoria Milênio
  • Fotos: Arquivo

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.