Umuarama

Realizada em Umuarama a Primeira Assembleia Diocesana do Clero

Planejamento dos próximos 50 anos da Diocese de Umuarama

De 25 a 28 de setembro, todos os integrantes do Clero da Diocese de Umuarama estiveram reunidos no Centro Diocesano de Formação (CDF), para a primeira Assembleia Diocesana. Mais um momento especial para o Bispo Dom João Mamede Filho e demais Sacerdotes da Igreja Católica.
O objetivo do encontro foi sonhar, planejar e projetar os próximos 50 anos da Diocese, e teve como assessor Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e primeiro bispo formando na Diocese de Umuarama.
Em sua reflexão, Dom Catelan disse: “É preciso usar o método sinodal: oração, escuta, partilha, síntese, plenária e ver o que mais tocou nestes 50 anos e as perspectivas da ação evangelizadora para os próximos 50 anos”.
Diocese de Umuarama 50 anos
Vale destacar que o primeiro Padre inscrito na Diocese de Umuarama é o Monsenhor José Dantas de Souza. Nordestino, ele se apresentou ao Bispo Dom José Maria Maimone já com os estudos concluídos, e foi acolhido com muitas bênçãos e permanece firme em sua missão evangelizadora.
Já o primeiro Padre formado na Diocese de Umuarama é o Monsenhor Claudir Martinelli. Ele diz ter conhecido e  acompanhado a formação dos demais integrantes do Clero.
Monsenhor João Aparecido Bergamasco é o primeiro Padre nascido e batizado em Umuarama, a ser nomeado Bispo. A nomeação ocorreu em 19 de dezembro de 2018. Sua Ordenação Episcopal foi celebrada na Catedral do Divino Espírito Santo, de Umuarama, no dia 3 de março de 2019. Na sequência, Dom João Bergamasco foi nomeado Bispo de Corumbá (MS), substituindo Dom Segismundo Martinez Alvarez, que renunciou.
Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira é o primeiro Padre formado na Diocese de Umuarama nomeado Bispo. A Ordenação Episcopal dele aconteceu em 5 de fevereiro de 2022, na Igreja Catedral do Divino Espírito Santo. Desde 24 de novembro de 2021 Dom Antônio Catelan responde como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro.
   

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.