Umuarama

Prefeitura estuda projeto para reformar e ampliar o terminal urbano

Novo terminal deverá atender linhas urbanas e metropolitanas

A administração municipal trabalha na reestruturação do transporte coletivo urbano de Umuarama. E uma das mudanças previstas é revitalização estética e funcional do Terminal Rodoviário Praça da Bíblia, implantado no início dos anos 1990.

O prefeito Hermes Pimentel solicitou estudos e uma proposta de reforma foi apresentada segunda-feira (29), na sala de reuniões do Gabinete, com as equipes das secretarias de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos e de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).

Cerca de 80 mil passageiros utilizam mensalmente o transporte coletivo urbano de Umuarama (eram cerca de 120 mil antes da pandemia). O estudo foi realizado por um escritório de engenharia que presta serviços ao município e a proposta apresentada teve a aprovação do secretário municipal de Obras, Gleison Alves de Andrade.

A ampliação do terminal urbano, da forma como foi concebida nesta proposta, atende à necessidade de integração das linhas metropolitanas com o transporte coletivo urbano num espaço adequado, confortável aos usuários e acessível para pessoas com deficiência.

Terminal atual foi construído há mais de 30 anos.

A proposta arquitetônica contempla a implantação de uma terceira plataforma exclusiva para embarque e desembarque de passageiros dos ônibus metropolitanos, que hoje fazem parada na antiga estação rodoviária. O terminal terá uma única entrada, coberta e sem barreiras, cobertura metálica em todo o perímetro e laterais fechadas com chapas metálicas perfuradas.

Estão previstas rampas acessíveis ligando as plataformas, guichês para as empresas que vendem passagens, mais um bloco de banheiros – além do já existente, espaço para 10 táxis, pequenas áreas de convivência externa e estacionamento de motocicletas, e a integração das calçadas, garantindo mobilidade para pedestres. As coberturas atuais, que remontam à construção do terminal na gestão do prefeito Alexandre Ceranto (1989 a 1992), já falecido, deverão ser mantidas como registro histórico do projeto original.

Investimento

O custo da obra será estabelecido após a definição dos projetos. A estimativa de investimento é em torno de R$ 5 milhões”, disse o prefeito. Pimentel determinou a continuidade do processo para a execução da obra e o próximo passo é a elaboração dos projetos executivos.

Nova empresa 

“Já que estamos reestruturando o transporte coletivo urbano, que inclusive terá licitação em breve para contratação de uma nova empresa, a partir de 2024, uma das ideias é reformar o terminal e passar a gestão para a empresa que vencer a licitação do transporte. Para isso, temos que entregar uma estrutura em perfeitas condições e adequada às necessidades e ao conforto dos usuários”, completou o prefeito Pimentel. A previsão de licitação da obra é o início de 2024.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.