Umuarama

Prefeitura de Umuarama terceiriza parte da coleta do lixo orgânico

Contrato inicial é de 12 meses, prorrogável por mais 5 anos

A partir de fevereiro a Prefeitura de Umuarama terá um reforço na coleta de resíduos orgânicos, realizada diariamente na sede e nos distritos por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Diante da dificuldade de contratar garis, seja por concurso público ou processo seletivo simplificado, o município optou por terceirizar parte da coleta.

A licitação – no formato pregão eletrônico – foi realizada em novembro do ano passado e o contrato com a empresa vencedora está sendo assinado esta semana. Com isso, o Prefeitura terá mais três caminhões (a licitação possibilita até 6 equipes) e 15 funcionários contratados pela empresa – a Contestado Resíduos, de Santa Catarina – para auxiliar a equipe própria no recolhimento de 80 toneladas diárias de lixo orgânico, que somam cerca de 1.900 toneladas por mês.

Atualmente a Prefeitura conta com mão de obra própria e também um contrato de mão de obra terceirizada que expira no dia 2 de março, pelo qual garis contratados temporariamente atuam junto do efetivo do município.

Com a terceirização, a empresa prestadora do serviço de coleta e destinação dos resíduos até o aterro sanitário municipal atuará de segunda a sábado, durante o dia, em todo o perímetro urbano de Umuarama. Já os servidores municipais continuarão realizando o recolhimento em alguns pontos da cidade no horário noturno e também nos distritos, onde a coleta segue um cronograma diferenciado.

“A intenção é sempre melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Como está difícil contratar garis pela Prefeitura, optamos por terceirizar parte do serviço e trazer a iniciativa privada para auxiliar o poder público. Começaremos com três equipes extras mas, havendo necessidade, poderemos ampliar para até seis equipes”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

O início do trabalho está previsto para a primeira semana de fevereiro. “Esse reforço também dará fôlego ao setor de Recursos Humanos na questão de férias e licenças dos servidores efetivos”, acrescentou. A Prefeitura trabalha hoje com 10 caminhões próprios na coleta diurna e noturna de resíduos orgânicos (lixo doméstico comum), na sede e distritos, e outros quatro veículos na coleta seletiva (materiais recicláveis).

O contrato com a terceirizada terá duração de 12 meses, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 meses – 5 anos.

Vagas de trabalho

Além de melhorar o serviço, a terceirização também vai gerar empregos. A empresa que vai assumir parcialmente a coleta de lixo em Umuarama já abriu vagas para contratar colaboradores por meio da Agência do Trabalhador. O gerente Reginaldo Barros informou que as entrevistas com os candidatos interessados estão marcadas para o próximo dia 31, às 8h, na agência.

Inicialmente a empresa está oferecendo vagas para 6 motoristas (com carteira de habilitação categoria ‘C’) e 12 para garis. Os interessados devem comparecer à agência no dia e hora marcados, com documentos pessoas, currículos atualizados e preparados para a entrevista. Quem tiver dificuldade pode solicitar o apoio da nossa equipe.

  • Assessoria

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.