Umuarama

Prefeitura de Umuarama distribui calcário para pequenos agricultores

Entregas são feitas gratuitamente nas terças e quintas no período da manhã

A Prefeitura de Umuarama adquiriu, por meio de parceria com a Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento), 1.150 toneladas de calcário para repassar sem custo a pequenos produtores rurais. A distribuição será feita todas as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h, exclusivamente a pecuaristas e agricultores que tiverem o CadPró (Cadastro de Produtor Rural) ativo.

Murilo Teixeira, secretário municipal de Agricultura, conta que mais de 200 toneladas do insumo, recomendado para correção da acidez do solo e aumento da produtividade, já foram entregues. “O objetivo é atender a pelo menos 350 pequenos produtores da agricultura familiar e criadores de gado de leite, desde que tenham propriedade dentro do município de Umuarama. O calcário já vai ensacado, para facilitar o transporte do produto, e está em um barracão no aterro sanitário municipal”, conta.

Os produtores que atendem aos requisitos estabelecidos no programa de distribuição calcário realizado pela administração municipal, devem retirar o insumo no aterro sanitário, que fica na saída pra Maria Helena. “O município não tem condições de fazer transporte [frete] até as propriedades, por isso colocamos o calcário em sacas de 50 quilos. Vale destacar que estamos entregando em média 12 sacas – ou 600 quilos – por produtor que compareça com carro próprio ou fretado e apresente o CadPro”, explicou o secretário.

O engenheiro agrônomo comenta ainda que este é um dos maiores programas de distribuição de calcário já realizados no município. “É a força da administração do prefeito Hermes Pimentel, que tem seu olhar voltado principalmente para aqueles que mais precisam. Esse calcário é fonte de cálcio e magnésio, que melhoram o solo e fazem aumentar a produtividade”, detalha Teixeira, lembrando que para feirantes a distribuição é feita às segundas-feiras.

  • Assessoria 

 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.