Educação

Pré-vestibular gratuito para jovens em situação de vulnerabilidade

Aulas terão início no dia 17 de setembro em local a ser definido

A Prefeitura de Umuarama está oferecendo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, uma oportunidade para que estudantes em situação de vulnerabilidade social tenham uma preparação de qualidade para disputar as vagas ofertadas pelas principais instituições de ensino superior. O município lançará nesta quinta-feira (8), o Curso Intensivo Pré-Vestibular e Enem, que ampliará as chances dos jovens ingressarem em uma universidade.

A proposta é atender um público de 17 a 21 anos que está concluindo o Ensino Médio em 2022 ou já concluiu em anos anteriores. “O cursinho possibilitará reduzir a desigualdade entre os jovens, aumentando as chances de sucesso no vestibular ou até mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aproximando-os da realização do sonho de cursar uma faculdade”, disse a secretária da Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

Segundo ela, é um momento de muita alegria para essa gestão realizar um projeto dessa dimensão, que fará a diferença na vida de muitas famílias. “Este é o primeiro de muitos que virão pela frente para que possamos melhorar cada vez mais a vida das pessoas, pois acreditamos na educação como instrumento de transformação da sociedade”, emendou.

O diretor da Assistência Social Fábio Barzon, disse que o cursinho possibilitará aos estudantes de baixa renda uma preparação de qualidade para concorrer em forma de igualdade às vagas nas instituições de ensino superior. “O Projeto Social Cursinho Solidário será patrocinado com recursos do Fundo Mundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, informou.

Os critérios e exigências, assim como o formulário de inscrição às vagas disponíveis, estão disponíveis site da Prefeitura – no link http://social.umuarama.pr.gov.br a partir das 8h do dia 8. As inscrições serão feitas exclusivamente on-line. O candidato deverá informar nome, data de nascimento, NIS (Número de Identificação Social), telefone e escolaridade, ter entre 17 e 21 anos e estar no último ano do Ensino Médio (ou já ter concluído).

60 vagas e reservas

Serão ofertadas 60 vagas e mais 10 para cadastro de reserva (caso haja desistências até as três primeiras aulas). As inscrições serão recebidas até 14 de setembro, às 11h30. Havendo procura acima da oferta, o preenchimento das 60 vagas – mais 10 de cadastro de reserva – será através de sorteio realizado por uma comissão especial também em 14/09, às 14h. Caso algum dos sorteados não contemple as exigências, será desclassificado e substituído por alguém do cadastro de reserva.

As aulas terão início dia 17 de setembro, em local a ser informado posteriormente. O cursinho acontecerá durante 12 sábados, com aulas das 8h às 12h, num total de 48 horas/aulas.

A comissão de análise das inscrições será formada pela secretária Adnetra, pelo diretor Fábio Higino Barzon e pelos técnicos Ivo Galdino da Silva, Tânia Marques e Verônica Ferreira de Souza.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.