Paraná

Polícia Militar do Paraná forma mais 2.482 soldados. Mulheres são 467

Turma do 25º BPM será diplomada em Maringá dia 14 de setembro

Novas policiais militares formadas em 12/09/2023

No Paraná, 2.482 policiais militares se formaram e estão prontos para atuar na segurança pública em todo o Estado a partir da próxima segunda-feira (18). Dessa turma de formandos, 467 são mulheres.

O ingresso de um número expressivo de mulheres na corporação é um dos grandes diferenciais do último concurso. A nova turma de aspirantes passou pelo Curso de Formação na Escola Policial Militar ao longo de um ano em unidades regionalizadas da PM, e a fase final foi desenvolvida na Academia do Guatupê, em Curitiba.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson-Silva, disse que a entrada das mulheres na PM contempla um momento de novas representações sociais e nova percepção em relação ao uso da força. Elas representam um quinto da turma. “A incorporação da mulher na PMPR representa integração. A formatura marca um momento especial para todos que oficialmente passam a integrar as forças de segurança do Estado. A partir de agora o Paraná contará com mais agentes mulheres, reforçando a segurança nas ruas”, afirmou.

A Turma recém-formada tem 467 mulheres.

Dos 1.452 novos soldados formados, 1.050 foram destacados para atuar no 1º e no 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que abrangem a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral do Estado. Os outros 402 soldados vão reforçar o trabalho do 4º CRPM, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado. A previsão é que a partir de segunda-feira (18) os policiais recém-formados já estarão nas ruas.

Eles passaram no concurso público iniciado em 2020 pela Secretaria de Estado da Segurança e foram convocados em 2022 para iniciar a capacitação na Academia Policial Militar do Guatupê, que teve duração de um ano.

Outras três cidades recebem a cerimônia de formatura dos novos policiais nesta semana. Em Londrina, 371 soldados se formam na quarta-feira (13) e vão reforçar o efetivo do 2º CRPM, que atende todo o Norte e o Norte Pioneiro do Estado. Na quinta-feira (14), acontece a formatura de 356 soldados em Maringá. Eles vão incrementar o efetivo do 3º CRPM, que abrange as regiões Noroeste e Centro-Oeste. Por fim, em Cascavel, a cerimônia será na sexta-feira (15), com a formação de 328 soldados para atuar no 5º CRPM, compreendendo o Oeste e o Sudoeste do Paraná.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.