Policial

Polícia Civil de Umuarama cumpre mandados contra envolvidos em homicídios

Crimes elucidados e criminosos envolvidos presos

A Polícia Civil de Umuarama deflagrou na manhã desta sexta-feira (17), a IV Fase da Operação Cronos. O objetivo foi cumprimento a mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos pela Justiça em investigações que elucidaram a prática de três graves crimes de homicídios ocorridos nesta Comarca. A ação teve o apoio de equipes policiais do 25º Batalhão da PM e do Batalhão de Fronteira – Bpfron.

Fato I

Homicídio em Douradina

Trata-se de um crime de homicídio qualificado, praticado no dia 16/02/2022, em uma propriedade rural, no município de Douradina, próximo a Estrada Água de Peroba, contra a um homem de 63 anos, mediante disparos de arma de fogo. No local do crime foram coletados os projéteis que atingiram a vítima. O celular da vítima também foi subtraído durante a ação criminosa.

Segundo apurado na investigação, o crime em questão teria sido encomendado. Informações recebidas pela Polícia Civil davam conta que a vítima teria se envolvido com furto de gados na região de Douradina. Por esse motivo, em retaliação ao fato, um proprietário rural prejudicado pela ação contratou a pessoa de E.G.A (47 anos) para cometer o crime, o que efetivamente veio a acontecer.

Antes de praticar o homicídio em questão, o mesmo suspeito praticou uma série de roubos a residência e subtração de camionetas que foram levadas para o Paraguai. Estima-se que ele tenha se envolvido em ao menos oito ocorrências de roubo na cidade de Umuarama e também em municípios vizinhos.

Exame de balística 

Tempos depois do homicídio, no dia 28/03/2022, o suspeito foi preso na comarca de Alto Piquiri, portando um revólver calibre .38 e em posse de documentos falsos. Além disso, na ocasião, foram cumpridos diversos mandados de prisão que estavam em aberto contra o suspeito.

Como as investigações do homicídio em Douradina já apontavam que E.G.A (47 anos) era o autor do crime, a Polícia Civil de Umuarama solicitou a arma encontrada na posse do suspeito, a fim de realizar o confronto balístico com os projéteis recolhidos na cena do crime. Alguns meses após a requisição, o laudo pericial foi concluído e confirmou que a arma encontrada com o suspeito foi a mesma usada no homicídio.

Mandados cumpridos contra vários indivíduos.

Além disso, o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil de Umuarama conseguiu apurar que o suspeito esteve no município de Douradina no dia e horário do crime, o que confirma a autoria delitiva.
O suspeito está atualmente na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste e agora será interrogado pela prática deste crime. Não foi pedida a sua prisão nesse caso pelo fato de já se encontrar preso por diversos mandados de prisão relacionados a outros crimes.

Celular da vítima 

Em relação a esse caso, a operação de hoje teve como objetivo dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada na Rua José Fernandes de Medeiros, Bairro Jardim Itália, em Umuarama, a fim de recuperar o celular subtraído da vítima no dia da ação. As investigações demonstraram que esse celular era usado por um casal com residência nesse endereço, uma mulher de 22 anos e um homem de 26 anos. O aparelho foi encontrado no local.

A partir de agora, busca-se identificar se esse casal possui algum envolvimento com os fatos ou apenas adquiriram o aparelho celular sem conhecimento dos fatos. O outro objetivo da investigação é identificar o proprietário rural que encomendou o crime de homicídio e, para tanto, as investigações seguem em andamento.

Fato II

Homicídio no Parque Dom Pedro

Trata-se de um homicídio qualificado, praticado no dia 22 de dezembro de 2022, na Rua Miguel martins de Melo, Bairro Parque Dom Pedro I, Umuarama. Nesse caso, a vítima, um homem de 29 anos, foi executado com diversos disparos de arma de fogo calibre 9 mm.

As investigações indicaram que o crime foi praticado por 5 suspeitos. Segundo apurado, a vítima estava em sua residência quando foi chamada por dois homens, tendo saído de casa e acompanhado esses indivíduos. Em seguida, após caminhar aproximadamente três quadras, a vítima foi alvejada com disparos de arma de fogo por outros dois elementos que estavam em uma motocicleta, que fugiram logo após os tiros. No local do crime foram encontrados 15  estojos de munição calibre 9mm. O quinto suspeito seria o homem que cedeu a motocicleta para a prática do crime.

O primeiro suspeito é um homem de 20 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, ocultação de cadáver, homicídio qualificado, ameaça, resistência, desacato e posse de drogas para consumo. Existe em seu desfavor 14 procedimentos policiais. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo homicídio e mandados de busca e apreensão domiciliar em dois endereços, ambos localizados no  Parque Dom Pedro I. Durante as buscas foi localizada uma pequena porção de maconha e o suspeito também responderá por posse de drogas para consumo pessoal. Ele foi encaminhado à Cadeia Pública de Umuarama.

O segundo suspeito é um menor, atualmente com 17 anos de idade, com registros policiais pelos crimes de maus tratos, tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, drogas para consumo pessoal, receptação, homicídio, roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo. Contra ele existe um mandado de internação e um mandado de busca e apreensão domiciliar em sua residência, localizada no Parque Dom Pedro II – Umuarama. No local nada de ilícito foi encontrado. O menor não estava na residência e agora é considerado foragido.

Busca e apreensão em domicílios.

O terceiro suspeito é um homem de 21 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas e furto. Contra ele foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar em uma residência no Parque Dom Pedro. No local nada de ilícito foi encontrado.

O quarto suspeito é um homem de 20 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio qualificado, receptação, desobediência, desacato, resistência e ameaça. Contra ele existem 15 procedimentos policiais. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços, sendo um no Jardim das Garças – Umuarama, e outro no Parque Dom Pedro I. Sem ilícito ino local.

O quinto suspeito é um homem de 23 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas, roubo, corrupção de menores. Contra esse suspeito foi cumprido um mandado de busca e apreensão, em uma residência no Dom Pedro I. Não foi encontrado ilícito no local.

Conforme apurado durante as investigações, o primeiro suspeito é quem efetuou os disparos, enquanto o segundo conduziu a motocicleta. O terceiro e quarto suspeitos atraíram a vítima até o local do crime. Por sua vez, o quinto suspeito cedeu a motocicleta usada na ação criminosa.

Fato III

Tentativa de latrocínio 

Trata-se de um crime de tentativa de latrocínio e associação criminosa, praticado em desfavor de um homem de 47 anos, ocorrido no dia 16 de janeiro de 2023, por volta das 16h30, na Rua João Paulo dos Santos, Parque Dom Pedro I, na cidade de Umuarama.

Segundo apurado, a vítima foi violentamente agredida com golpes de faca, desferidas por dois homens, os quais tinham a intenção de subtrair a motocicleta de propriedade da vítima. A subtração do veículo restou frustrada, pois a moto possuía um dispositivo de segurança que impediu a partida.

A vítima contou na Delegacia de Polícia que foi atingida por 12 golpes de faca (perfurações pelo corpo), inclusive com lesão no pulmão e outro golpe que quase perfurou seu rim. Ficou internada em hospital durante 8 dias. No primeiro dia de internamento respirou com a ajuda de aparelhos.

Após extenuantes investigações, os dois suspeitos foram identificados. Tratam-se do primeiro e quarto suspeitos descritos no “Fato II” acima. Ou seja, esses dois indivíduos identificados como autores dessa tentativa de latrocínio são os mesmos envolvidos com o homicídio qualificado do dia 22/12/2022, também objeto da operação de hoje.

Operação foi comandada pelo delegado-chefe da 7ª SDP, Gabriel Menezes.

Assim, além dos mandados cumpridos pelo homicídio, a Polícia Civil também deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva contra eles (um para cada suspeito) pelo latrocínio tentado e cumpriu buscas domiciliares nos endereços já indicados acima, onde nada de ilícito foi encontrado.

  • Assessoria de Comunicação

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.