Policial

PF deflagra Operação Impacto para combater contrabandistas

Contrabandistas movimentaram aproximadamente R$ 20 milhões

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (28) a Operação Impacto, com o objetivo de desarticular organização criminosa que vinha atuando no contrabando de cigarros e descaminho de mercadorias. Houve ação policial na cidade de Umuarama.

Os cigarros e as mercadorias eram transportados a partir da região de Guaíra e tinham como destino a cidade de São Paulo Capital.

A investigação durou aproximadamente 2 anos e contou com quebras de sigilos bancários e fiscais, que identificaram movimentações de aproximadamente R$ 20 milhões, e a colaboração de um dos integrantes da organização, ameaçado de morte.

Pelo menos 4 flagrantes de contrabando de cigarros e descaminho de mercadorias estão vinculados à atuação da organização criminosa. Na ação de desta terça-feira, dentre outros itens, foram apreendidos dinheiro, jóias e munições de arma de fogo.

A organização utilizava-se de ‘batedores’ para o transporte dos cigarros e das mercadorias e de ‘laranjas’ conscientes para a ocultação de bens e valores provenientes da prática delitiva.

As atividades delituosas promoveram forte enriquecimento, especialmente dos líderes da organização, permitindo a compra de imóveis, automóveis, dentre outros bens de alto valor.

Deste modo, com o objetivo de descapitalizar a organização criminosa, foram também determinados os sequestros dos bens móveis e imóveis, bem como o bloqueio das contas bancárias de 14 investigados.

Nesta operação foram mobilizados mais de 50 agentes federais para o cumprimento de 13 mandados judiciais expedidos pela 23ª Vara Federal de Curitiba, nas cidades de Guaíra, Umuarama e São Paulo.

Segundo o delegado responsável pela operação, Nícolas Dodi, os envolvidos deverão responder pela prática dos crimes de contrabando, descaminho, coação no curso do processo, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem chegar a 36 anos e 4 meses de prisão.

  • Assessoria de Comunicação PF
  • Imagens Divulgação

 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.