Umuarama

Pessoas importunadas por mendigos lideram chamados à Guarda Municipal

Moradores em situação de rua ocupam vários pontos da cidade

Nos primeiros 5 meses de 2023 a Guarda Municipal de Umuarama atendeu a exatamente 905 ocorrências. E em primeiro lugar nas chamadas via 153 estão as denúncias de pessoas importunadas por andarilhos, drogaditos, embriagados, mendigos ou índios que circulam e/ou vivem na região central da cidade. Foram 110 nesse período (12%).
Em segundo lugar vêm as abordagens de pessoas em atitude suspeita, com 83 chamados (9%) e denúncias de veículos estacionados de forma irregular, com 36 ligações (4%).
O relatório de atividades traz a informação de que durante o mês de maio foram 169 chamados à GMU e as três principais ocorrências foram as denúncias contra drogaditos (26), abordagem e denúncias sobre pessoas em atitude suspeita (20) e denúncias de trânsito – veículos estacionados de forma irregular ou em locais proibidos – (14).
Com cinco chamadas cada também foram registradas as seguintes ocorrências: acidente de trânsito com vítima, vias de fato, perturbação de sossego, atendimento a situações envolvendo animais e encaminhamentos à Comunidade Terapêutica Santa Cruz.
Criada em 1992, a GMU tem um efetivo de 28 agentes que se dedicam a garantir não só a segurança do patrimônio público, como também oferecer todo apoio aos cidadãos, além de trabalhar em conjunto com as forças de segurança do município, como as polícias Civil, Militar, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e ao Samu.
O diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato aponta que outras ocorrências significativas foram registradas em maio, como blitze de trânsito, atendimentos a furtos e roubos, apreensão de veículos com débitos, embriaguez ao volante, vandalismo, violência contra a mulher, pessoas desorientadas, invasão de domicílio e ainda cumprimento de 38 ordens de serviço solicitadas oficialmente à diretoria, que faz parte da Sestram (Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana).

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.