Umuarama

Parque dos Ipês vai receber mais de 220 mudas de árvores nativas

Plantio das mudas será no Dia Nacional do Campo Limpo

Umuarama foi uma das 95 cidades brasileiras escolhidas para sediar o Dia Nacional do Campo Limpo. O evento é organizado pela Adita (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária) e acontece em 18 estados onde a associação possui centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Sampaio, será feita a revitalização do Parque dos Ipês, com o plantio de 220 mudas de árvores nativas. “Trata-se de uma parceria entre a Adita e a Prefeitura de Umuarama em uma iniciativa que vai reunir autoridades, estudantes e a comunidade do entorno”, explica.

O diretor executivo da Adita, Waldir Baccarin, comenta que ações assim, como o plantio de mudas de árvores, são formas de celebrar e multiplicar as práticas sustentáveis que garantem o desenvolvimento do município – e o agronegócio. “A celebração da data é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e apoio de todos os outros elos da cadeia produtiva”, comentou.

Mais 220 mudas de árvores nativas serão plantadas no parque.

Ele acrescenta que o Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado desde 2008. De lá pra cá já acumula a participação de mais de um milhão de pessoas, de todo o país. “Em 2021 as comemorações reuniram 96 centrais de recebimento de 19 estados, quais arrecadaram mais de 230 toneladas de alimentos, atendendo mais de 13 mil famílias em situação de vulnerabilidade”, detalha.

Sampaio conta que o Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. “Em Umuarama, a Adita tem sua sede no Aterro Sanitário, onde ficam devidamente armazenadas as embalagens usadas de defensivos”, observa.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.