Umuarama

PAPI está em fase de instalação no Aeroporto Regional de Umuarama

Equipamento é exigido para operações de aeronaves de maior porte

A instalação no Aeroporto Regional de Umuarama de dois conjuntos completos de equipamentos de auxílio à navegação aérea, o chamado PAPI (Precision Approuch Path Indicator / Indicador de Percurso de Aproximação e Precisão), deve ser concluída nos próximos 15 dias. O investimento é de R$ 820 mil.

O serviço é executado por uma empresa especializada de São Jose do Rio Preto (SP), contratada pela administração municipal mediante licitação.

Os conjuntos que equipamentos estão sendo instalados nas cabeceiras 04 e 22 da pista de pouso e o contrato inclui o serviço de acompanhamento junto ao Cindacta até a emissão da Declaração de Conformidade Inicial (DCI). O PAPI é uma das últimas exigências para a operação de aeronaves de médio porte, como o avião ATR-72-600 aguardado pela população da cidade e região para o transporte de passageiros.

Estruturação

Além dos voos de aeronaves particulares, o aeroporto de Umuarama conta com uma linha aérea para Curitiba que oferece três voos semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras. A criação dessa linha, bem como a possibilidade de ampliar os destinos e utilizar aeronaves maiores, só foi possível após investimentos de mais R$ 7 milhões em obras realizadas em parceria entre o município, o Governo do Estado e a União, ainda na primeira gestão do prefeito Celso Pozzobom.

As obras envolveram a construção de aterro, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação, como estação de radiocomunicação e estação meteorológica.

PAPI

A próxima etapa é a instalação do sistema indicador de rampa de aproximação de precisão, o PAPI, um conjunto de auxílio visual à navegação aérea constituído por 8 aparelhos de iluminação com focos calibrados, que serão fixados nas duas cabeceiras da pista. O sistema orienta os pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso. O investimento no PAPI é de R$ 820 mil em recursos próprios.

Os serviços englobam a construção de rede de dutos, caixas de passagem, bases das unidades de luz do sistema, abrigos metálicos, instalação de cabos de média tensão, sistema de aterramento e instalação das unidades de luz do lado esquerdo das cabeceiras 04 e 22, de modo a oferecer nível adequado de desempenho e segurança.

  • Assessoria 
  • Fotos: Arquivos/PMU/Alisson Lopes

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