Nacional

Operação Lesa Pátria busca suspeitos de participação em atos golpistas em Brasília

São 10 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão em 5 estados e DF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 17 de agosto,  a 14ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo  é identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília (DF), quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

Segundo a PF estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Santa Catarina, Paraná e no Distrito Federal. Um dos alvos suspeitos é da cidade de Umuarama, de onde saíram comitivas para Brasília.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

Festa da Selma’

Os alvos desta fase são suspeitos de terem fomentado o movimento violento chamado de “Festa da Selma”, que era, em verdade, codinome previamente utilizado para se referir às invasões.

O termo ‘Festa da Selma’ foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos. Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Operação com alvo em Umuarama.

Mandados de prisão preventiva

Distrito Federal (2), Goiás (2), Paraíba (1), Paraná (2), Santa Catarina (3)
Mandados de busca e apreensão

Bahia (1), Distrito Federal (2), Goiás (2), Paraíba (2), Paraná  (2), Santa Catarina (7).

  • Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.