Saúde

Norospar apresenta serviço de pasteurização do Banco de Leite Humano

Anteriormente a pasteurização era feita em Cascavel

O presidente da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – NOROSPAR, Dr. Luiz Batista de França, apresentou na quarta-feira (8) o serviço de pasteurização realizado no Banco de Leite Humano – BLH Norospar para autoridades e representantes da imprensa de Umuarama e região. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Mãe Paranaense.

Marcaram presença o prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, o secretário municipal de Saúde Herison Cleik, o casal Governador do Distrito 4630 do Rotary, Eloi Bonkoski e Cíntia A. Bonkoski e a presidente do Rotary Club de Umuarama Catedral, Valdede Sperandio Cruz, Edson Destro e o médico Antônio Aguilar.

Equipamentos foram repassados pelo Rotary Clube Internacional.

Banco de Leite Humano

O BLH Norospar integra a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano – rBLH-BR. Em todo o Brasil, que possui mais de 5.568 municípios, existem apenas 228 Bancos de Leite Humano e mais 238 postos de coleta.
“É com grande alegria que recebemos vocês aqui para apresentar o serviço de pasteurização do BLH Norospar. Desde a entrega de parte dos equipamentos doados pelo Rotary, foi um longo trabalho para a instalação, aquisição de outros equipamentos, vidrarias para laboratório, materiais e insumos, certificação do serviço junto aos órgãos reguladores e calibragem das máquinas, até que chegássemos ao ponto que estamos hoje, que é a realização de todo o processo, com segurança e altíssimos níveis de qualidade aqui mesmo em Umuarama. Para isso contamos com o trabalho e a dedicação de uma grande equipe de profissionais e a colaboração de parceiros fundamentais”, disse o Dr. França.

Equipe multi do Banco de Leite.

Parcerias 
Ele falou sobre a importância das parcerias com a Prefeitura de Umuarama, 12ª Regional de Saúde, Rotary Internacional, Fundação Rotaria, Distrito 4630, Rotary Club de Umuarama Catedral, além de empresas e pessoas da comunidade de Umuarama e região que contribuíram para a implantação do BLH Norospar.
“A pasteurização é a etapa final de um longo e árduo trabalho que iniciamos há mais de quatro anos, quando a equipe de Pediatria e Neonatologia da Norospar começou a alimentar bebês da UTI Neonatal com leite materno. Inicialmente, com o leite das suas próprias mães. Contudo, muitas mulheres, devido ao parto precoce, não tinham produção de leite. Implantamos então o Posto de Coleta de Leite Humano, com incentivo à amamentação e doação de leite materno por lactantes voluntárias, que depois era enviando para pasteurização em Cascavel. Algum tempo e muito trabalho depois, todos os bebês internados na nossa UTI Neonatal estavam sendo alimentados exclusivamente com leite materno, que é o alimento mais completo para todas as crianças, mas principalmente para os prematuros”, relatou o Dr. França.

Dr. Luiz França entre Hermes Pimentel e representantes do Rotary Clube.

Redução da mortalidade infantil
Em 2022, o município de Umuarama alcançou o menor índice de mortalidade infantil dos últimos 10 anos, com percentual de 9.3 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, antes de completar um ano de idade.
“O BLH Norospar é uma peça de uma grande engrenagem que trabalha dia e noite para prestar a melhor assistência materno-infantil: a Maternidade Regional”, disse o Dr. França. Ele destacou ainda o trabalho do Corpo Clínico de Ginecologia e Obstetrícia da Norospar, representados pela Dra. Ceres Giacometti e Dr. Ezequiel Mattei, Corpo Clinico de Pediatria e Neonatologia, representado pelo Dr. Kelson Ferrarini, pelo Centro Mãe Paranaense no atendimento as gestantes e puérperas de alto risco, equipes assistenciais multidisciplinar afinadas com expertise em prol da saúde e bem estar das mulheres em seu pré-natal, parto e pós-parto com qualidade, respeito e humanização.
“A diminuição da mortalidade infantil, que ocorreu não só em Umuarama, mas em todos os municípios da 12ª Regional de Saúde, se deve a soma de todos esses esforços”, finalizou o presidente da Norospar.

Apoio da administração municipal 

O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel parabenizou a Norospar e a todos os envolvidos e disse que se sente orgulhoso de todo o progresso realizado até agora. “É uma honra para o município de Umuarama, que vai continuar apoiando e incentivando o trabalho da Norospar”, destacou.
Para encerrar o evento, o padre Luiz Cesar, da Paróquia Catedral, da Diocese de Umuarama, proferiu uma bênção ecumênica para os profissionais e gestores do Banco de Leite Humano da Norospar, bem como para todas as pessoas presentes.

  • Assessoria e Comunicação

 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.