Umuarama

Livro Ouro celebra os 50 anos da Diocese de Umuarama

História do Jubileu de Ouro contada em livro

Foi oficialmente lançado no dia 7 de julho, no Centro Diocesano de Formação – CDF, o ‘Livro Ouro’, em comemoração aos seus 50 anos de história da Diocese de Umuarama. O projeto histórico foi patrocinado por empresas.
O livro foi apresentado pelos seus autores, a Professora Sônia Morelli e o Bispo Emérito Dom José Maria Maimone, além do Bispo Diocesano, Dom João Mamede Filho. Também marcaram presenças autoridades locais, representantes das comunidades, pastorais e movimentos, padres, diáconos, religiosos, seminaristas, funcionários da Cúria Diocesana e da imprensa local e regional.
Dom João Mamede Filho explicou que o ‘Livro Ouro’, como está sendo chamado, é a história do povo de Jesus nesta região circunscrita pelos rios Piquiri, Ivaí e Paraná. Quer dizer, o comum, o universal que nos uniu e reuniu foi Jesus, seu Espírito, a força da sua Ressurreição. “Reuniu-nos em famílias católicas, paróquias, capelas, pastorais, movimentos e serviços”.
A professora Sônia Morelli recordou todo o trabalho, agradeceu as pessoas que ajudaram na obra e exemplificou com as cartas de São João, “precisamos registrar o que vimos, o que ouvimos, o que nós testemunhamos, o que nós apalpamos, e que esse ‘Livro Ouro’ é isso, essa tentativa de registrar”.
Já Dom José contou um pouco sobre a chegada em Umuarama, há meio século 50 anos: “Deus vai escrevendo certo por linhas tortas. Deixei minha terra para vir a uma cidade que eu não conhecia, para ser Bispo para um povo que eu nem conhecia. Fui nomeado, apesar das minhas fraquezas e incapacidades de realizar um trabalho tão grande, e fiquei com medo… Mas fui conduzido por aquilo que ia acontecendo e hoje estou aqui há 50 anos”.
Dom José finalizou, “que possamos viver na unidade, e agir com paciência, aceitando os desígnios de Deus”.
As pessoas interessadas em adquirir o livro, ele está à venda na Cúria Diocesana, localizada na Avenida Padre José Germano Neto Junior, 4260, em Umuarama.
Fotos: Milton Cinque

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.