Umuarama

Lago Aratimbó terá limpeza e um abraço celebrativo

Sesc faz mobilização para limpeza de rios e praias em 25 cidades

Neste sábado, 16 de setembro, o Sesc do Paraná conclama a população paranaense a participar dos 25 mutirões que a instituição organizará no Estado para limpar rios, lagos e praias. Haverá programação na capital Curitiba e em 24 cidades. Em Umuarama, além da limpeza, está previsto um um abraço celebrativo dos participantes no Lago Municipal Aratimbó.

O objetivo do evento é fortalecer programas ambientais que possam fazer a diferença na sociedade e envolver a comunidade nas ações do município.

Esta ação iniciará no Lago Aratimbó, com a concentração de 5 equipes, que são compostas por colaboradores do Sesc, servidores públicos da vigilância ambiental e os atiradores e monitores do Tiro de Guerra 05-012. Após um momento de instrução e entrega de EPIs cada equipe de dirigirá para as margens de 5 rios da cidade de Umuarama: Lago Aratimbó, Bosque do Índio, Jardim Petrópolis, Parque das Laranjeiras e Jardim Panorama, para a limpeza retirando os resíduos que estão as margens destes rios.

Os participantes poderão solicitar a emissão de certificado via e-mail: kauane.meschial@sescpr.com.br. É necessário enviar o nome completo e e-mail do participante.

Para mais informações ligue 3623-8063 ou e-mail: kauane.meschial@sescpr.com.br.

A ação faz parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares, um evento que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre sempre aos terceiros sábados do mês de setembro e, em 2023, terá a participação de 197 países.

No Paraná, o Sesc mobiliza as comunidades a participarem voluntariamente dos mutirões de limpeza e também pretende realçar a importância de iniciativas individuais na conservação destes ambientes. Afinal, isso afeta diretamente a vida das pessoas que vivem nesses entornos.

Em todo o Estado, além dos mutirões, serão realizados o plantio de mudas de árvores nativas nas proximidades dos córregos e promovidas ações de educação ambiental.

Umuarama

– Ação de limpeza em 6 rios urbanos. Momento celebrativo com um abraço no Lago Aratimbó.

– Parceiros: Unipar, UEM, Unialfa, IFPR, Guarda Mirim, Vigilância Ambiental, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Campo Mourão

– Ação de limpeza e recolhimento de resíduos nas regiões das duas pontes do Rio do Campo (trajeto até o Parque Municipal do Lago), às 8h30.

– Parceiros: Prefeitura de Campo Mourão, SELETA, Unimed, TG, Rotary Lago Azul, Rotary Gralha Azul, Sanepar.

Regional de Saúde, Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros Andrômeda, Empresas do Comércio, universidades (UEL e Inesul), Sanepar, Ong E-Eletro, Polícia Militar, Rotary Clube Alvorada, FEL e TV Tarobá.

Maringá

– 9h: Concentração na Associação Idosos Terceira Idade de Maringá – Endereço Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff, 1772, onde ocorrerá a feira com a Moeda Verde, Óleo Zero, Maringá Recicla e Mostra Científica durante o evento.

– 9h30: Início do mutirão de limpeza no Ribeirão Morangueiro, localizado na Rua Mascaranha de Moraes, nº 1.7489-1.619, Jardim Alvorada e no Córrego Cacique, localizado na Rua Rio São Francisco, 271-152, Jardim Alvorada.

– Outras atividades durante o evento: atividades de sensibilização ambiental, mostra científica com as Universidades, atividade desenvolvida pela Maringá Recicla, Moeda Verde (troca de recicláveis por hortaliças).

– Parceiros: Prefeitura de Maringá, Rotary,Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unicesumar, Grupos de Escoteiros, Limpeza Urbana, Força Verde, SOS Riachos e Tiro de Guerra.

Paranavaí

– 15/09 –  8h às 17h: coleta de lixo eletrônico

– 16/09, – 8h30 às 11h30: mutirão de limpeza no córrego xaxim, Parque Ouro Branco.

– Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Coopervaí e Tiro de Guerra.

  • Fonte: SESC/PR
  • Foto: Arquivo.

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.