Umuarama

Investimentos de R$ 41,7 milhões aumentam em 50% produção de água em Umuarama

Obras incluem dois pontos de captação. Um no Ribeirão Piava e um no Ribeirão Araras

A Sanepar vai aumentar em 50% a produção de água em Umuarama, com investimentos de R$ 41,7 milhões. As obras contemplam a construção de duas novas captações, além da execução de adutoras e melhorias na estação de tratamento de água e na atual captação do Rio Piava. Durante a execução da obra, prevista para ser concluída em junho de 2024, devem ser gerados  cerca de 1.200 empregos diretos.

Área de Captação no Ribeirão Piava.

As novas estruturas de captação de água terão duas barragens, uma no Ribeirão Piava e outra no Ribeirão Araras. A água bombeada até a estação de tratamento, tendo como ponto de transbordo a captação que já existe no Ribeirão Piava. “Assim teremos três pontos alternativos de captação em Umuarama. Com isso, aumentaremos a produção dos atuais 300 litros por segundo para 450 litros por segundo”, esclarece o gerente regional da Sanepar Ezequiel de Souza Ribeiro.

Serão implantados 11,3 km de adutora.

Para operacionalizar toda esta estrutura, estão sendo implantados 11,3 quilômetros de adutoras, uma estação elevatória de água e melhorias na atual captação do Ribeirão Piava. Também será implantada uma unidade de gerenciamento de lodo, que é um subproduto do tratamento de água.

Ampliação da Estação de Tratamento

Estação Elevatória vai fazer o transbordo da água para o tratamento.

A estrutura de abastecimento de Umuarama está sendo renovada. No ano passado, foram concluídas obras de melhoria e ampliação da estação, com novas unidades de tratamento, como floculadores, decantadores e filtros, novos tanques para armazenamento de produtos químicos, sistemas de coleta de água para a realização de análises e novas instalações elétricas. Essas reformas e ampliações no processo de tratamento adequaram a estação para atender ao aumento da captação que está em andamento.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.