Policial

Guardas municipais de Umuarama praticam tiros com pistola

Treinamento obrigatório é feito todos os anos com diferentes armamentos

Todo o efetivo da Guarda Municipal de Umuarama (GMU) passou por um treinamento prático de tiro nas últimas semanas, no estande da empresa Pescarama – na Estrada Guarani. O exercício de tiro ao alvo é parte da capacitação anual obrigatória que os guardas e inspetores precisam realizar, para manter o porte de arma.

Todos os anos é realizada uma formação com 40 horas de instrução e atividades teóricas e mais 40 horas de prática sobre munição, tiro, protocolos e cuidados com o armamento. O instrutor do tiro prático é o inspetor Alberto Cavalcante, que faz parte do quadro da GMU.

“Também temos o instrutor Douglas, outro integrante do nosso efetivo. Eles fizeram um curso de qualificação de 45 dias com a Guarda Municipal de Curitiba, na capital do Estado”, informou o diretor da Guarda, inspetor Valdiney Rissato.

Na última terça-feira (12), o treinamento foi realizado com pistola calibre .380. Em outras oportunidades os guardas municipais também praticam tiro com armas longas (carabina e escopeta calibre 12). “Dividimos o efetivo em quatro turmas para não prejudicar a escala de serviço e passamos o dia todo no estande”, acrescentou Rissato.

“Além de cumprir uma determinação legal, o treinamento mantém o efetivo bem preparado para as situações do dia a dia. Além da segurança patrimonial do município, a Guarda Municipal é um importante aliado das forças de segurança por estar presencialmente e em movimento constante pelas ruas e bairros da cidade”, destacou o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do município, Valdecir Capelli.

Durante as atividades práticas, cada guarda municipal realiza cerca de 100 disparos com munição real, em configuração de treinamento, com os alvos dentro da distância operacional de até 10 metros.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.