Umuarama

Governo do Estado reafirma apoio ao Parque Tecnológico de Umuarama

Prefeito irá indicar um terreno para implantação do parque

O prefeito Hermes Pimentel recebeu em seu gabinete, na quarta-feira (17), o Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, e o Secretário-Executivo do Separtec (Sistema Estadual de Parques Tecnológicos), José Maurino de Oliveira Martins. Eles discutiram o processo de criação do Parque Tecnológico de Umuarama.

A visita atende, segundo Bona, orientação direta do governador Ratinho Júnior. “O governador quer acompanhar de forma detalhada as condições para implantação do parque em Umuarama e, ao mesmo tempo, colocar o Estado à disposição do município para acelerar o processo e tornar esse sonho uma realidade”, afirmou.

Antes da visita ao Gabinete, o superintendente e o secretário-executivo do Separtec tiveram reuniões na Universidade Paranaense (Unipar) e na Universidade Estadual de Maringá (UEM), também com a presença de representantes da UniAlfa Faculdade, para avaliar os ativos tecnológicos que poderão ser agregados ao parque.

“Viemos colher as impressões dos agentes envolvidos e discutir o que é urgente e necessário ser feito para avançarmos no processo”, disse Bona. Ele afirmou ter ficado animado após os encontros, especialmente por dois aspectos: a riqueza de ativos tecnológicos que apontam um grande potencial para o parque e o alto nível de comprometimento do poder público municipal.

Para o superintendente, o planejamento está sendo seguido e é evidente a firme decisão do prefeito e de sua equipe em fazer o parque tecnológico acontecer. Os próximos passos são a criação de um modelo de governança, a definição sobre quem será o gestor (obrigatoriamente da iniciativa privada) e a escolha da área para a instalação.

“O terreno será indicado pelo prefeito Pimentel nos próximos meses e deve atender às necessidades do projeto. Com os agentes alinhados e o apoio do Estado, aumenta a expectativa para o avanço do processo. O parque tecnológico promove a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, além de criar um novo ambiente de negócios com um potencial enorme”, disse o secretário Marcelo Adriano (Indústria, Comércio e Turismo)

O diretor de Indústria e Comércio, Paulo Leon, destacou a geração de empregos de alto nível e a disseminação de tecnologias, “o que estimulará o desenvolvimento econômico de uma forma ampla, para além dos limites do parque tecnológico”, e o prefeito Pimentel disse que o município está empenhado em concretizar esse projeto. “Estamos focados, cumprindo todas as etapas e tratando o parque como prioridade. Agradecemos o apoio do governo do Estado e vamos fazer nossa parte com toda a dedicação. Queremos um parque tecnológico modelo em Umuarama”, completou o prefeito.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Administração, Sara Urbano, o secretário chefe de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos, e o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Rafael Moretto Barros.

  • Assessoria

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.