Umuarama

Gestores atuam para melhorar a segurança nas escolas de Umuarama

Polícia também está identificando autores de fake news sobre violência

Atentos à segurança no interior e entorno das unidades escolares da rede municipal, em Umuarama, a secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, e o diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato, têm utilizado os meios de comunicação para tranquilizar os pais e responsáveis pelas crianças diante do pânico gerado por notícias falsas nas redes sociais. Eles também anunciam medidas que o município tem tomado, com o apoio do prefeito Hermes Pimentel, para elevar a segurança no ambiente escolar.

O momento é de esclarecer os pais sobre o pânico disseminado por fake news e ameaças falsas nas redes sociais. “A Guarda Municipal intensificou o patrulhamento no horário de aula, em todos os estabelecimentos tanto na sede quanto nos distritos. Em breve teremos uma equipe visitando individualmente cada unidade escolar para capacitar direção, coordenação e professores sobre medidas de segurança e protocolos para situações de perigo”, afirmou Rissato.

A secretária Mauriza Lima informou que em breve as escolas terão novos sistemas de alarme e monitoramento, que já estão em fase de licitação, além de um controle de acesso mais rígido. “O prefeito Hermes Pimentel nos assegurou que o município realizará as adequações estruturais necessárias para ampliar a proteção aos alunos. Vamos combater o pânico com ações e informações verdadeiras e trazer a tranquilidade às nossas escolas e CMEIs”, pediu.

Integração policial

Mais presença policial nas unidades escolares.

Rissato lembrou que as ações do município estão integradas com a Polícia Militar, que também intensificou o patrulhamento e a presença nas escolas estaduais, e com a Polícia Civil, que está investigando a origem das notícias e ameaças que circulam pelas redes, a fim de identificar e responsabilizar os autores.

O prefeito Hermes Pimentel também falou das ações do município para aumentar a segurança nas escolas, conclamou a comunidade que vive no entorno dos estabelecimentos de ensino a observar e denunciar pessoas em atitude suspeita e pediu mais atenção dos pais ao comportamento dos filhos. “Estamos preocupados, pois temos filhos e filhas nas escolas e creches. É um momento difícil, diante de tantas notícias, mas tenham certeza que todas as medidas de segurança que o município pode fazer estão sendo feitas, junto com a Polícia Militar e a Civil”, disse.

Acesso controlado

Lembrou que o acesso às escolas e creches hoje é muito mais rígido, impedindo a entrada de estranhos, vendedores e terceiros que se apresentem para buscar as crianças, e citou investimento em videomonitoramento. “Estamos fazendo a nossa parte, mas é importante que a comunidade e os pais dos alunos também redobrem a atenção e informem sobre qualquer suspeita. Juntos vamos superar esse momento e garantir uma escola mais segura para os alunos, professores e funcionários”, completou Pimentel.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.