Umuarama

Frei Clemente Vendramim alcança os 100 anos de vida

Santa Missa Solene do centenário será celebrada domingo, dia 20

Neste dia 16 de agosto, as homenagens especiais são para o Frei Clemente Vendramim, que celebra seus 100 anos de vida, com saúde, lucidez e muita disposição para evangelizar as pessoas.

O presbítero da Igreja Católica já conta com 83 anos de Vida Religiosa, e em 3 de março deste ano completou 77 anos de Ordenação Sacerdotal. Ele é vigário na Paróquia São Francisco de Assis, de Umuarama, e segundo a Província São Lourenço de Brindes, é o Frei Capuchinho com mais idade em atividade em todo o Brasil.

Quem é Frei Clemente

Frei Clemente é filho de Sebastião Vendramim e Clara Muraro e nasceu no Bairro Santa Felicidade – Curitiba, no dia 16 de agosto de 1923. São seus irmãos: Isabel, José, Martins, Idalina, Terezinha, Deomira e Margarida.

Na ordem cronológica, Frei Clemente é o quarto filho. Foi batizado na data de 19 de agosto de 1923 com o nome de Sezefredo e crismado em 19 de fevereiro de 1928 por Dom João Francisco Braga. Recebeu a primeira Eucaristia aos 15 de agosto de 1933, em Santa Felicidade.

Vida Religiosa
Entrou no Seminário Nossa Senhora das Mercês, Curitiba, em 15 de janeiro de 1934, tendo como diretor Frei Tarcísio de Bovolone. Recebeu o hábito capuchinho em Butiatuba, em 11 de fevereiro  de 1939, com o nome de Frei Clemente de Santa Felicidade. O mestre de noviciado era Frei Barnabé de Guarda Vêneta.
Emitiu a profissão temporária, em 14 de fevereiro de 1940, e a perpétua, em 04 de outubro de 1944. Recebeu os ministérios de leitor e acólito em 1944. Foi ordenado Diácono, em 18 de novembro de 1945, e a Ordenação Sacerdotal, em 03.de março  de 1946, na Igreja das Mercês, sendo o bispo ordenante Dom Ático Eusébio da Rocha. Celebrou a primeira missa solene na data de 10 de março de 1946, na Matriz de Santa Felicidade.

Em Umuarama, Frei Clemente exerce seu ministério há 27 anos com respeito e admiração dos fiéis.

  • Editoria Milênio
  • Foto: Divulgação

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.