Eventos

FAÍSCA vai comemorar 7 anos com programação especial

Atrações musicais, dança do ventre e exposição de fotografias

Quem ainda não visitou a FAÍSCA (Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes de Umuarama), mais conhecida pela sigla Faísca, tem uma boa oportunidade de conhecê-la no próximo sábado, dia 20 de agosto, data comemorativa aos seus 7 anos de existência.

Feira livre permanente, a Faísca tem por objetivo ofertar alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e adubos químicos, dentro de uma proposta que valoriza a agricultura familiar. Além disso, é um espaço de cultura e entretenimento, com uma programação variada de apresentações culturais de artistas da região. Ela funciona das 16h às 20h, no Pavilhão da Feira do Produtor, ao lado Sesc de Umuarama.

Neste sábado, a programação cultural foi incrementada por conta do “aniversário” da feira. Além das costumeiras atrações musicais, haverá apresentações de dança do ventre e exposições de fotografias. Fotógrafos amadores e profissionais que queiram expor seus trabalhos podem procurar os organizadores do evento.

Projeto de extensão

A FAÍSCA é um projeto de extensão desenvolvido em 2015 pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), através do Câmpus Agronômico Regional de Umuarama e com apoio da Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários.

O professor Max Emerson Rickli, coordenador da feira, comenta que o projeto evoluiu muito ao longo dos anos. “Prestamos serviço na formação do cooperativismo e economia solidária, tendo como propósito a inclusão social por meio da geração de trabalho e renda. Entre estes pequenos empreendedores, muitos já conseguiram abrir e manter a própria empresa, o que com certeza é uma evolução”, afirma o coordenador.

Ele cita, ainda, a qualidade dos produtos oferecidos, sempre fresquinhos e comercializados direto do produtor, a preço justo, sem o ônus de atravessadores. O que é uma vantagem também para os consumidores.

Para Rickli, a maior demanda hoje é a participação. “Trabalhamos para que a FAÍSCA seja cada vez mais conhecida e frequentada”, diz.

Junto com as barracas de hortaliças e frutas, podem ser encontrados na feira plantas para ornamentação, comércio de panificação, crepes, doces e geleias, sebo de livros e artesanato. Também não faltam chopp e hambúrgueres artesanais.

Assessoria técnica

Além do comércio e da cultura, a feira, que conta hoje com cerca de 30 barracas, promove a mobilização e organização de professores e alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharias de Alimentos, Ambiental e Civil, que atuam na prestação de assessoria técnica e cursos de extensão, atendendo famílias da região de Umuarama.

O produtor interessado em participar do Faísca deve entrar em contato com a Incubadora, que fica localizada no Câmpus da UEM Umuarama, ou pelo telefone (44) 3621-9447.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.