Umuarama

Encontro regional reúne produtores e discute vantagens da ovinocultura

Reunião dos criadores será realizada no Parque Exposições de Umuarama

Ovinocultura. Irati, 12/09/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Umuarama realiza no próximo dia 27, no auditório do Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, o 1º Encontro de Ovinocultores do Noroeste do Paraná. O ‘Worksheep’, um trocadilho com ‘ovelha’ em inglês (sheep), como o evento vem sendo chamado, vem para auxiliar os ovinocultores no melhoramento genético do rebanho, controle das principais enfermidades e padronizar a carne com qualidade.

De acordo com os organizadores, outro objetivo é despertar o interesse de mais produtores para ingressar nesta lucrativa atividade, o que trará mais renda para as pequenas propriedades rurais sem a necessidade de grandes investimentos, explicou o secretário municipal de Agricultura, Murilo Teixeira.

O seminário tem início previsto para as 8h, com o cadastramento dos participantes e a abertura oficial, destacando ações de fomento à ovinocultura. A programação inclui palestras sobre o cenário atual do abate e comercialização de cordeiro no Paraná, comparativo de lucratividade entre a ovinocultura x bovinocultura e medidas para o controle estratégico da verminose que pode afetar os ovinos. O evento será finalizado por volta das 12h.

A região de Umuarama tem atuação da Associação dos Ovinocultores dos Municípios de Entre Rios. Estima-se que 21 produtores cadastrados se dedicam à atividade atualmente.

Criatório do produtor Rubens Aparecido de Souza, de Umuarama.

É importante a participação dos produtores que já se dedicam à ovinocultura e demais interessados em diversificar a produção agropecuária, buscando novas alternativas. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), parceiro na realização do seminário, a ovinocultura de corte vai ao encontro de uma demanda crescente do mercado interno e externo, o que amplia a necessidade de profissionalização dos produtores, de aumento do rebanho e da consolidação da cadeia produtiva.

O perfil da exploração é de agricultura familiar e o Estado apresenta as condições ideais para a produção de carnes nobres de alto padrão de qualidade, o que abre oportunidade aos produtores paranaenses de terem uma opção a mais de criação, com possibilidade de boa remuneração.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.