Educação

Em Umuarama, merenda escolar terá novo cardápio

Novas receitas com até bobó de tilápia e de frango

A renovação do cardápio da merenda escolar em Umuarama é constante, sempre dentro de recomendações e estudos feitos por nutricionistas. E os 10.200 alunos da Rede Municipal de Ensino terão, já a partir do próximo semestre, entre outras novidades, pratos especiais preparados com grão-de-bico, ervilhas, lentilhas e canjiquinha, alimentos ricos em fibras e proteínas.

Mais de 230 profissionais – entre merendeiras e servidores – participaram nesta segunda-feira (19) de capacitação feita em parceria com o curso de Gastronomia da Unipar (Universidade Paranaense).

Com duração de 8 horas, a aula-treinamento foi gravada nos estúdios da Unipar EAD, que possui cozinha modelo, estruturada tanto para a formação de chefs do curso de Gastronomia, quanto para as aulas práticas dos acadêmicos do curso de Nutrição. “A parceria foi estabelecida entre a instituição de ensino superior e a Secretaria Municipal de Educação com o objetivo não só de incrementar a merenda escolar no município, mas também de garantir pratos cada vez mais saudáveis, assegurando a prevenção de uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e obesidade infantil, por exemplo”, pontuou a secretária Mauriza Gonçalves.

Merendeiras foram capacitadas para inovar nos cardápios.

Todas as 42 instituições de ensino de Umuarama, entre escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil, onde são atendidas crianças com idade de 0 a 3 anos), serão beneficiadas com as novas receitas ofertadas. “Todos os programas de alimentação saudável são colocados em prática em Umuarama e temos, reconhecidamente, merendas incrementadas, balanceadas, nutritivas e especiais, com a inserção de ingredientes como frutas e peixes – inclusive teremos agora até bobó de tilápia e de frango”, comenta a nutricionista Fabiana Tonon Laino, da Divisão de Alimentação Escolar, agradecendo os professores Ederson Gimenes e Gilberto Alves, da Unipar.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.