Veículos

Em Umuarama, mais 13 pontos serão monitorados por câmeras

Imagens são transmitidas a uma central na sede da Guarda Municipal

Será ampliado em Umuarama o sistema de monitoramento das vias públicas e praças, por câmeras que transmitem imagens dia e noite para a Guarda Municipal. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana pretende adquirir, ainda este ano, mais 15 câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos para observação de qualquer atividade suspeita e fiscalização do trânsito.

Dentre as aquisições, duas unidades substituirão câmeras antigas nas praças Miguel Rossafa e Hênio Romagnolli, enquanto outras 13 passarão a fiscalizar novos pontos, definidos após estudos da Sestram. “No total, nosso sistema ficará com 25 pontos monitorados. A licitação será no início de outubro e a empresa vencedora terá 45 dias para a instalação. Acredito que até novembro o sistema já esteja ampliado”, explicou o inspetor Valdiney Rissato, comandante da Guarda Municipal.

As imagens serão transmitidas para a central de monitoramento instalada na sede da Guarda Municipal, na Sestram. O sistema já foi ampliado para processar e arquivar as imagens, que permanecerão disponíveis por uma semana.

O município de Umuarama possui hoje 12 câmeras, instaladas em pontos de grande movimento e monitoradas a partir da central de comando operacional da Sestram, por agentes da Guarda Municipal, durante 24h todos os dias. “Com as imagens é possível fiscalizar locais críticos. Qualquer atitude suspeita é passada às equipes de realizam patrulhamento nas vias, que imediatamente vão ao local para abordagem e verificação, inibindo crimes e contravenções”, justificou Rissato.

Sistema de monitoramento opera com imagens 24h.

As câmeras também auxiliam na fiscalização do trânsito – os agentes de trânsito são acionados ao se constatar qualquer infração de circulação ou estacionamento irregular e confeccionam o auto de infração.

Para o prefeito Hermes Pimentel, a ampliação do videomonitoramento é necessária para expandir as ações de segurança na prevenção da criminalidade. “Esse sistema se mostra eficaz na segurança pública e proteção do patrimônio, aumentando a sensação de segurança também por parte da população. Por isso vamos instalar mais câmeras em pontos com maior incidência de ilícitos, agindo preventivamente”, justificou.

De acordo com o comandante da Guarda, o monitoramento é uma ótima ferramenta de auxílio para a segurança pública, possibilitando multiplicar a visão das forças policiais com a observação de diversos pontos da cidade simultaneamente. “O sistema permite a ação preventiva, evitando o aumento da criminalidade, e também medidas corretivas, com redução dos índices criminais e acompanhamento de ocorrências”, completou.

Pregão eletrônico

A contratação de empresa para fornecimento e instalação das 15 câmeras ocorrerá por pregão eletrônico (participação nacional), por menor preço global. O valor máximo do processo é de R$ 220.527,73. As propostas serão apresentadas a partir das 9h do dia 13/10. O edital está disponível no site do município (www.umuarama.pr.gov.br), em ‘Transparência’ e ‘Licitações’, diretamente no setor de Licitações e Contratos da Prefeitura ou ainda em www.bll.org.br.

Locais de instalação

Os pontos de referência que passarão a ser monitorados com as novas câmeras são os seguintes: imediações do Atacadão (Avenida Portugal x Rua Leonildo Steca), indústria de sorvetes Guri (Avenida Ivo Sooma), Bosque dos Xetá (Avenida Castelo Branco x Avenida Parigot de Souza), Cemitério Municipal (Avenida Parigot de Souza x Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes), Trevo Jabuticabeiras (Avenida Pedromiro Fernandes), Bosque Uirapuru (Avenida  Ângelo Moreira da Fonseca x Avenida Apucarana), Receita Estadual (Avenida Paraná x Rua Ney Braga), Posto Gauchão (PR-323, trevo de acesso Avenida Ângelo Moreira), cruzamento da Avenidas Ipiranga x Avenida Brasil, Uopeccan (Avenida Paraná), cruzamento da Avenida Tiradentes x Avenida Castelo Branco, cruzamento Avenida Paraná x Avenida Rolândia e Igreja São Paulo (Avenida Apucarana x Avenida Mascarenhas de Moraes).

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.