Regional

Em Altônia, estrada do Balneário Vila Yara será pavimentada

A obra ainda será licitada para execução no próximo ano

default

A Estrada Mestre – que liga a cidade de Altônia ao Balneário Vila Yara – terá todo a sua extensão de 13,6 quilômetros  pavimentada. O governador Ratinho Junior esteve sexta-feira (8) na cidade e anunciou um investimento de R$ 13,7 milhões para execução da obra.

O Balneário ou ‘Bairro Cerâmica’ fica localizado às margens do Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

O recurso foi destinado a fundo perdido pela Secretaria de Estado das Cidades e vai ajudar a desenvolver o turismo na região, além de melhorar a mobilidade da população e agilizar o escoamento da produção agrícola. A estrada, que com a requalificação vai passar a se chamar Rodovia João Barion, em homenagem a um morador de Altônia que faleceu em 2004, faz a ligação ao Parque Nacional de Ilha Grande e fica nas proximidades da Lagoa Xambrê, a maior do Paraná e a segunda maior do Brasil.

Para Ratinho Junior, o potencial turístico da região será fortalecido com a obra. “Temos um projeto de desenvolvimento do turismo regional no Paraná, e esta região, que fica à margem do Rio Paraná, tem um potencial gigante para o turismo náutico, de aventura e natureza. Mas para atrair turista, é preciso investir em infraestrutura, porque ninguém quer visitar um lugar sem uma estrutura adequada”, afirmou.

A pavimentação deve beneficiar uma população de 4 mil pessoas, facilitando o acesso dos moradores a serviços públicos e promovendo a integração da cidade com o distrito. “Há 25 anos foi feito um abaixo assinado mostrando a necessidade dessa obra, que agora estamos conseguindo transformar em realidade”, disse o governador. “Temos uma joia aqui que é o nosso Paranazão, que além de ser lindo, atrai muitas pessoas que praticam pesca esportiva, esportes náuticos. Com essa obra, tudo isso vai se potencializar, abrindo novos negócios que geram emprego e renda para a região”.

Conexão turística

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explicou que muitos municípios da Costa Noroeste, como Porto Rico, Icaraíma e São Pedro do Paraná, estão se desenvolvendo com a exploração de atividades turísticas. “Temos um manancial de água doce maravilhoso, de água limpa, cristalina, uma região onde faz bastante calor, o que torna o lugar excepcional para o turismo”, destacou.

“Quando se consegue fazer uma conexão da Vila Yara com Guaíra, Porto Camargo, Porto Figueira e Porto Rico, criamos um estímulo ao turismo náutico em toda essa região, tendo uma geração de emprego muito grande”, complementou.

O prefeito de Altônia, Claudenir Gervasone, explicou que após a assinatura do convênio com o Governo do Estado, o município pretende licitar a obra no início do ano que vem, e já iniciá-la no primeiro semestre. “É um sonho da nossa população e graças a essa parceria, a obra vai ser executada. O projeto está aprovado, o convênio assinado e nos próximos meses a empresa que vencer a licitação pode entrar com a execução da obra”, afirmou. “Vai ser um grande avanço não só para Altônia, como para os outros municípios da região”.

  • Editoria Milênio /AEN
  • Fotos: Ari Dias.

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.