Umuarama

Diocese de Umuarama comunica o falecimento do Padre Luiz Carlos Pintenho

Local dos atos fúnebres serão divulgados nas próximas horas

A Diocese de Umuarama comunicou na tarde desta segunda-feira (12) o falecimento do Padre Luiz Carlos Pintenho, ao 60 anos de idade. Acometido por um câncer agressivo, ele estava internado no Hospital Cemil desde a última quinta-feira, Dia Santo de Corpus Christi.

Luiz Carlos Pintenho atuava há 3 anos na função de Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tapejara. Antes ele exerceu o ministério presbiteral em paróquias de Umuarama, Ivaté e Alto Piquiri.

Sua Ordenação Diaconal ocorreu em 15 de setembro de 1991 e a Ordenação Presbiteral em 15 de março de 1992. Havia completado 31 anos de sacerdócio, com o lema: ‘Ser livre para servir mais’.

Nascido em 1º de janeiro de 1963, Padre Pintenho cursou direito canônico, e exerceu função de Juiz Auditor na Câmara Eclesiástica da Mitra Diocesana de Umuarama.

Padre Luiz Carlos Pintenho.

Em 2019, Padre Pintenho foi diagnosticado com Mieloma Múltiplo, um câncer agressivo que afeta os ossos. Vinha sendo submetido a tratamento, e por diversas vezes, neste ano, já debilitado se sacrificou em celebrações de missas usando uma cadeira de rodas. Com o agravamento da doença, em abril de 2023, os bispos Dom João Mamede Filho e Dom José Maria Maimone (Emérito), além de padres, o visitaram em Tapejara.

Atos Fúnebres  

Diocese de Umuarama e os familiares estão definindo detalhes dos atos fúnebres dos restos mortais do sacerdote, que terá Missa de Corpo Presente. As informações oficiais serão divulgadas nas próximas horas.

Mensagens

A Diocese de Umuarama disse que “o sacerdote é conhecido por sua alegria, carisma, humildade, pelo amor aos doentes, que atendia constantemente, e pela dedicação à vocação ao ministério presbiteral e à missão por onde passou, cumprindo sempre o seu lema de ordenação: “Ser livre para servir mais”.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida disse que “Padre Pintenho, como gostava de ser chamado, foi um profeta deste  tempo, evangelizou gerações, acreditou nos projetos que Deus o inspirou de forma muito alegre! Diante deste momento difícil, nos unamos em orações”.

  • Editoria Milênio 

 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.