Umuarama

Diocese de Umuarama celebra seu Jubileu de Ouro

Celebração de 50 anos de história e bênçãos

Neste domingo, 17 de setembro de 2023, uma cerimônia marca os 50 anos de criação da Diocese do Divino Espírito Santo, de Umuarama. Uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica criada em 26 de maio de 1973, desmembrada do território de Campo Mourão.

O cenário – no Parque Exposições – foi preparado com os detalhes da significância da data especial para a comunidade católica. Padres, Bispos, Arcebispos, Diáconos, Religiosos, Religiosas e milhares e fiéis se reúnem para celebração desse momento com missa e apresentações musicais e artísticas.

O Bispo Dom João Mamede Filho e equipe dedicaram mais de ano para organizar o evento que celebra esse momento jubiloso. E a Novena Jubilar aconteceu em todos os Decanatos. Dom João também cumpriu Visitas Pastorais nas 50 Paróquias jurisdicionadas, preparando a data celebrativa do Jubileu de Ouro.

Uma História

Dom João Mamede e Dom José Maimone.

Uma história de 50 anos iniciada pelo primeiro Bispo Dom José Maria Maimone, aos 40 anos de idade. Foi nomeado pelo Papa João Paulo VI, e tomou posse no dia 16 de setembro de 1973. Ele chegou a Umuarama vindo de Campo Mourão, de Jeep aberto. De pé, foi aclamado pelos fiéis ao som do cântico ‘Decolores’, que era cantado pelos participantes do movimento do Cursilho. Na Catedral Provisória (Igreja Matriz),  foi empossado pelas mãos do Bispo Geraldo Fernandes. A renúncia aconteceu em 8 de maio de 2002, tornando-se Bispo Emérito.

Em 6 de outubro deste ano Dom José completará 91 anos de idade, e saudável. Mas já celebrou seus 62 anos de Ordenação Presbiteral e 50 de Ordenação Episcopal. Foi o responsável principal pela organização e estruturação da Diocese e suas pastorais, inclusive a do Dízimo, além das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Substitutos

Dom Frederico Heimler.

O Bispo Dom Frederico Heimler atuou como Coadjutor da Diocese de Umuarama no período de 14 de março de 1999 a 8 de maio de 2002. Em seguida foi transferido para Cruz Alta (RS), onde tornou-se Emérito. Faleceu em 7 de novembro de 2018, aos 76 anos, em Campo Grande (MS).

Dom Mauro Aparecido.

Com a renúncia de Dom José Maimone, Dom Mauro Aparecido dos Santos (Campo Mourão) foi nomeado Administrador Apostólico da Sede Vacante e tomou posse em 8 de maio de 2002, permanecendo no cargo até 12 de dezembro de 2002. Faleceu vítima da Covid-19 aos 69 anos de idade, no dia 11 de março de 2021, ocupando o cargo de Arcebispo de Cascavel.

Dom Vicente Costa.

O Bispo Dom Vicente Costa (Jundiaí-SP) assumiu a Diocese de Umuarama no dia 13 de dezembro de 2002. E deixou o cargo em 30 de dezembro de 2009.

Bispo atual

O Bispo atual da Diocese de Umuarama, Dom João Mamede Filho, 72 anos (transferido de Jundiaí – SP ) tomou posse no dia no dia 12 de fevereiro de 2011. Neste ano ele completou 45 anos de Ordenação Presbiteral e 17 de Ordenação Episcopal.

Primeiros Padres

A história descreve que os primeiros Padres Ordenados por Dom José Maimone na Diocese de Umuarama são os Monsenhores José Dantas de Souza e Claudir Martineli. José Dantas veio do Nordeste, concluiu seus estudos e foi ordenado em 1º de fevereiro de 1975.  Dezenas de outros sacerdotes foram formados e ordenados ao longo destes 50 anos.

Bispos Ordenados

No período de 50 anos, dois Monsenhores da Diocese de Umuarama se tornaram Bispos. Dom João Aparecido Bergamasco, 56 anos, foi Ordenado em 3 de março de 2019 e assumiu a Diocese de Corumbá (MS). Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, 53 anos, foi Ordenado Bispo em 5 de fevereiro de 2022 e foi nomeado Bispo Auxiliar na Diocese de São Sebastião (RJ).

O Jubileu de Ouro da Diocese coincide com o centenário de vida do Frei Clemente Vendramim. É reconhecido como capuchinho com mais idade em atividade no Brasil.

Na Diocese também surgiu o Servo do Senhor José Carlos Parra Pires, falecido há 33 anos em acidente  de carro no Distrito de Paulistânia (município de Alto Piquiri). A comunidade católica acredita na possibilidade de sua canonização.

Uma história de muitas bênçãos. Um caminho percorrido com muitas graças. Outro a percorrer com fé.

Dom João Aparecido Bergamasco.
Dom Antônio Luiz Catelan.
  • Editoria Milênio
  • Fotos: Divulgação e Erica Bolonhezi.

 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.