Eventos

Destinação correta de lixo gerada pelo Rally dos Sertões

Final de semana com Rally dos Sertões em Umuarama

O Rally dos Sertões – maior evento automobilístico do mundo inclui rota em Umuarama. E um dos destaques são os cuidados exigidos com a questão do meio ambiente, exatamente a responsabilidade de recolher todo o lixo gerado pelo rali, tanto em seu percurso, quanto na Vila dos Sertões, que será instalada do Parque de Exposições neste sábado (27).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai fornecer 42 tambores de 200 litros para a separação dos resíduos. São 20 para lixo orgânico, 20 para os materiais recicláveis e dois para coleta de óleos e fluidos automobilísticos. Além de disponibilizar esses recipientes, devidamente identificados.

Responsabilidade

A chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, informa que o grupo de Ação Ambiental do Rally dos Sertões já chega também com a responsabilidade de dar a destinação correta aos materiais. “Profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vão oferecer os tambores e todo apoio necessário às equipes participantes do Rally. Eles cuidam inclusive da remoção dos resíduos provenientes de acidentes com os veículos da competição, no caso de acidentes, que podem deixar vidros quebrados, pedaços de ferro e fibras pelo caminho”, detalha.

Óleo

Foram disponibilizados 42 tambores para descartes corretos de resíduos.

Ela conta que com relação aos óleos, por exemplo, desde 2003 o grupo já chega preparado com equipamentos específicos para a contenção desses elementos derramados tanto na terra quanto na água, por meio de um Absorvente Industrial Ecológico, inteiramente natural, que utiliza a melhor tecnologia disponível para absorver derivados de petróleo e outros materiais orgânicos. “São ações realmente incríveis para não haver nenhuma intervenção que possa poluir a natureza”, pontua.

Fernanda ressalta que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos também vai disponibilizar profissionais para contribuir com a limpeza do Parque de Exposições. “Ao terminar o tempo de estada dos competidores e equipes aqui em Umuarama, no domingo (28), os servidores municipais já irão providenciar a lavagem e organização de tudo. Os organizadores do evento querem deixar a mensagem, sempre importante, da necessidade de conscientização e responsabilidade ecológica”, observa.

  • Assessoria 

Leave a Response

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio

Jornal Milênio

Portal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.